Armstrong é contra análise de urina congelada em 99

Por

Portal Terra

LONDRES - Na última quarta-feira, a Agência Francesa Antidoping (AFLD) sugeriu a realização de novos exames antidoping do ciclista norte-americano Lance Armstrong, que anunciou seu retorno à Volta da França, prova em que é heptacampeão, e na qual teve seu desempenho questionado em 1999, acusado de usar substâncias ilegais.

Para ser feita a nova análise será utilizado uma coleta de urina de Armstrong congelada desde o ano em que foi acusado. No entanto, o ciclista se declarou contrário à realização de um novo exame, uma vez que os resultados não poderiam ser alterados devido à prescrição das provas.

- As amostras da Volta de 1998 e 1999 não estão conservadas de forma correta. Até mesmo há três anos, tais análises não poderiam prover resultados conclusivos, declarou o Armstrong em um comunicado oficial.

Em 2005, o jornal francês L'Equipe publicou que o heptacampeão teria usado Erythropoietina, ou EPO, durante a Volta da França de 1999.

- Em 2005, meu comportamente foi analisado por um teste de um número similar de amostras de urinas de 1998 e 1999. A pesquisa foi conduzida por uma investigação independente e a conclusão foi sadia, porque foi argumentado que o líquido não foi mantido de forma devida, sem que os resultados sejam significantes, completou Armstrong.