Fluzão comemora 106 anos
Marina Fusaro, JB Online
RIO - No dia 21 de julho de 1902 nascia o Fluminense Football Club, o primeiro clube específico para a prática do futebol no Rio de Janeiro. Fundando por Oscar Cox, o clube marcado pela nobreza carioca da época não poderia imaginar que com tantas glórias e títulos durante os 106 anos de vida, viria a se tornar um dos mais populares do país.
No tricolor passaram grandes nomes do nosso futebol, como Didi,o goleiro Castilho, o Fio da Esperança Telê Santana, que ficou marcado com símbolo de raça na equipe, e Gérson, o Canhotinha de Ouro que escolheu o clube do coração para encerrar a carreira.
Depois vieram Carlos Alberto Torres e Rivelino entre outros que fizeram parte da Máquina Tricolor , conquistando o bicampeonato carioca em 75/76.
O paraguaio Rometiro chegou ao Rio no meio da disputada do título Brasileiro de 84 e ficou marcado na história do clube e na memória da torcida por sua técnica e raça que ajudaram a equipe a conquistar o Campeonato Brasileiro daquele ano.
Na história mais recente do clube, o principal nome é o do hoje técnico tricolor, Renato Gaúcho, que chegou às Laranjeiras em 1995 e logo conquistou a torcida, com o título estadual daquele ano e o gol de barriga na final, quando o tricolor derrotou o Flamengo por 3 a 2.
Passados 13 anos, Renato voltou ao Maracanã para a decisão de um título com o Fluminense. Desta vez o treinador fez história, levando a equipe pela primeira vez nos 106 anos de vida a uma decisão da Libertadores. O time perdeu a final nos pênaltis para a LDU, do Equador, mas a equipe e mais uma vez Renato ficarão guardados na memória da imensa torcida tricolor.
Os principais títulos do Fluminense são os 30 estaduais, os três Brasileiros 70 (taça de Prata), 84 e 99 (Série C), a Copa Rio de 52 (Mundial de Clubes da época) e a Copa do Brasil de 2007.
