Fracassos anteriores diante da Itália não preocupam a Espanha

Por

REUTERS

VIENA - Os fracassos passados da Espanha contra a Itália não pesam nos ombros dos jogadores espanhóis e eles não vêem a partida de domingo, pelas quartas-de-final da Euro 2008, como uma maneira de vingar as decepções anteriores.

- Nós não estamos pensando a respeito da história, apenas no jogo de amanhã - disse o atacante espanhol David Villa em uma coletiva de imprensa no Estádio Ernst Happel, neste sábado.

- Dessa vez é diferente porque este time não jogou as partidas anteriores e o que aconteceu no passado não vai ajudar nenhuma das seleções. Estamos apenas concentrados em vencer o jogo.

- Sim, os resultados anteriores são favoráveis a eles, mas é o jogo de amanhã que conta e, se eles quiserem vencer, terão de ser melhores que nós, simples assim.

A Espanha nunca derrotou a Itália em um grande torneio fora as Olimpíadas e foi eliminada pelos italianos nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1994, última vez que os dois times se encontraram, em uma partida cheia de polêmica.

Perdendo por 2 x 1 com poucos minutos restando para o final do jogo, o meio-campista da Espanha, Luis Enrique, levou uma cotovelada de Mauro Tassotti, que quebrou seu nariz, dentro da área. O jogador pediu pênalti, mas o árbitro não deu e a Espanha foi eliminada.

Villa, que vem da mesma região da Espanha que Luis Enrique e que idolatrava o jogador quando era jovem, disse que não estava preocupado em acertar as contas com os italianos.

- Luis Enrique sofreu naquele jogo nos Estados Unidos assim como todo o país, não apenas porque perdemos, mas por causa de seu nariz quebrado. Mas não queremos vingança ou algo do gênero, nós só queremos vencer a partida, só isso.

Villa, artilheiro da Euro 2008 com quatro gols, declarou que sente que está no melhor de sua forma e espera marcar contra a Itália, que já mostrou falhas pouco normais em sua defesa.

- Estou em ótima forma. Como não participei de muitos jogos nesta temporada, estou descansado e na melhor forma física de minha carreira.

- Estou aproveitando praticamente toda chance de marcar e tenho sido ajudado pelo fato de termos jogadores que criam muitas oportunidades de gol para todos nós. Espero que continue assim - finalizou Villa.