Federer vence outro jogo duro e enfrentará Blake na Austrália
REUTERS
MELBOURNE - O tenista número um do mundo, Roger Federer, venceu o segundo jogo duro seguido no Aberto da Austrália, nesta segunda-feira, e admitiu que precisará ser 'muito cuidadoso' quando enfrentar o norte-americano James Blake nas quartas-de-final do Grand Slam.
Num dia de vitórias dos principais cabeças-de-chave, Novak Djokovic eliminou o tenista da casa Lleyton Hewitt e David Ferrer venceu o compatriota espanhol Juan Carlos Ferrero.
Federer, número 1 do mundo, que busca seu 13o título de Grand Slam e o tricampeonato consecutivo do Aberto da Austrália, salvou dois set points no segundo set, antes de vencer o tcheco Tomas Berdych por 6-4, 7-6 e 6-3 nas oitavas-de-final.
Federer perdeu apenas um set em sete partidas contra Blake na carreira, mas afirmou que o norte-americano 12o cabeça-de-chave representa uma ameaça a sua campanha em Melbourne.
Blake passou pela primeira vez na quarta rodada de um Grand Slam jogando fora de casa ao derrotar o croata Marin Cilic, por 6-3, 6-4 e 6-4.
'Ele melhorou muito nos últimos dias', disse Federer a repórteres. 'Ele joga um tênis incrivelmente agressivo. Melhorou muito o saque, o backhand. Então terei que ser muito cuidadoso.'
Depois de ter passado por Janko Tipsarevic com um sofrido 10-8 no quinto set da terceira rodada, Federer venceu o primeiro set com autoridade contra Berdych, mas teve desvantagem de 3-0 no segundo set, até recuperar-se para levar a parcial ao tiebreak.
O tcheco liderou por 5-2, mas perdeu dois sets points e permitiu que Federer virasse para 9-7. Na terceira parcial, o suíço voltou a jogar com autoridade e venceu sem sustos.
'Graças a Deus que ele não venceu aquele segundo set, porque você nunca sabe o que vai acontecer, porque acho que ele jogou melhor naquele set.'
O sérvio Djokovic, terceiro cabeça-de-chave, acabou com as esperanças do representante australiano Hewitt ao derrotar o ex-número 1 do mundo por 7-5, 6-3 e 6-3.
Djokovic recuperou-se de um primeiro set nervoso para fechar a partida em 2 horas e 26 minutos, e agora enfrentará por uma vaga na semifinal o espanhol David Ferrer.
Ferrer, quinto pré-classificado, venceu Ferrero, outro ex-número 1 do ranking, por 7-5, 3-6, 6-4 e 6-1.
