Seleção brasileira de vôlei estréia a Copa América com vitória

Por

Portal Terra

MANAUS - O Brasil estreou com vitória na Copa América masculina de vôlei. Diante de 9 mil torcedores, o time derrotou a República Dominicana por 3 sets a 0, nesta quarta-feira, em Manaus, com parciais de 25/17, 25/08 e 25/20, em 1h03 de jogo.

O ponteiro e capitão da equipe Murilo foi o maior pontuador do confronto, válido pelo Grupo B da competição continental, com 12 acertos. O oposto Samuel colaborou com 11 pontos na partida.

- Para estréia fomos bem, mas não temos como tirar um parâmetro para os outros jogos porque a República Dominicana não ofereceu resistência. Era o que esperávamos - disse o técnico Bernardinho.

- O saque teve uma boa consistência, mas não fomos tão regulares no ataque e no passe - completou o técnico brasileiro, que verá seus comandados voltarem à quadra nesta quinta-feira, contra Cuba.

Para o segundo desafio, Bernardinho espera mais dificuldades.

- Cuba é uma equipe que tem bloqueio e ataque pesados. Com certeza, os cubanos sacarão com muita força e nos dificultarão ainda mais. Se jogarmos como hoje, teremos problemas - ressaltou.

Maior pontuador do confronto, com 12 pontos - 10 deles no ataque, Murilo lembrou que a partida foi boa para aliviar a tensão do grupo.

- Por ser uma estréia na competição e por termos tido apenas duas semanas de treinamento, até que jogamos bem. A maioria dos jogadores estava tensa. Mas agora passou esta ansiedade - destacou.

Sobre a partida, Murilo lembrou do bom desempenho da equipe no saque.

- Estivemos bem neste fundamento. O Bruno e o Samuel tiveram ótimas passagens pelo saque e fizeram pontos importantes - disse.

- Nosso bloqueio também funcionou bem. Para o jogo contra Cuba, temos de crescer em todos os fundamentos. Será uma partida totalmente diferente - completou o capitão do time verde e amarelo.

O levantador Bruno concordou com Murilo e lembrou que a partida serviu para aliviar a ansiedade.

- Foi um jogo importante para ganharmos mais tranqüilidade. Acabamos com aquela tensão da estréia - disse.

- A partida contra Cuba será muito mais complicada. Precisaremos ter um bom resultado para garantirmos nossa classificação para as semifinais - avaliou o levantador, que viu seu companheiro de posição, Rafael Redwitz, estrear na Seleção.

- Foram 27 anos esperando o momento de sentir este gostinho e este prazer de jogar pela primeira vez com a camisa verde-amarela. Foi um sonho concretizado. Agradeço a apoio de todos que me ajudaram a chegar aqui, principalmente o incentivo de minha família - declarou Rafael.

O levantador joga no voleibol francês desde 2005. O paranaense Rafael defende as cores do Paris Volley, bicampeão nacional, e, na última temporada, foi eleito o melhor levantador da competição.