Messi faz golaço no Engenhão e inicia busca por taça inédita pela Argentina

Atacante marca em batida precisa de falta, mas equipe alviceleste cede igualdade no Rio de Janeiro ao Chile

Por JORNAL DO BRASIL

Lionel Messi

O atacante Lionel Messi começou com um golaço sua busca por uma conquista inédita com a camisa da Argentina. Uma cobrança de falta precisa abriu o placar do empate por 1 a 1 com o Chile, na primeira rodada da Copa América, nessa segunda-feira (14), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Em sua décima competição pela seleção argentina principal, o craque ainda está atrás do primeiro troféu.

"Meu maior sonho é conseguir um título com a seleção argentina. Estive perto muitas vezes, e não deu. Tentarei continuar buscando até conseguir. Tive a sorte de ganhar tudo no nível dos clubes, e seria muito lindo poder conseguir isso na seleção", disse Messi, na véspera da partida.

Com Di María e Agüero no banco, a Argentina dominou a maior parte do confronto. O Chile, sem Alexis Sánchez, apostou no contra-ataque.

Aos sete minutos do jogo, Messi deu o primeiro chute perigoso, mas a bola passou perto do poste esquerdo. Passados 25 minutos, acertou o mesmo canto em cobrança de falta magistral.

Logo depois, duas arracandas ao seu estilo pararam na zaga chilena, com falta ou com desarme. No segundo tempo, o craque deu dois chutes perigosos e uma assistência para lance perigoso, mas pouco brilhou.

A Argentina, que havia dominado o primeiro tempo, cedeu o empate aos 11 minutos da segunda etapa. O atacante Eduardo Vargas marcou no rebote do pênalti perdido pelo meio-campista Vidal.

A penalidade foi marcada com auxílio do VAR, e o gol chileno, revisto pelo árbitro de vídeo, que suspeitaram de uso da mão. A decisão foi favorável aos adversários de Messi.

"Depois do pênalti, eles tiveram mais tranquilidade do que nós. Souberam trabalhar a bola, e nós não conseguimos ficar com ela. Isso complicou a partida", disse o craque após o jogo.

O adversário da estreia foi o algoz nas últimas duas finais que a Argentina disputou com Messi: as edições de 2015 e 2016 da Copa América. Um ano antes, o atacante amargou o vice-campeonato na Copa do Mundo disputada no Brasil, em final contra a Alemanha.

Há dois anos, o craque do Barcelona venceu o Chile, também no Brasil, mas na disputa pelo terceiro lugar da Copa América. Sua participação naquela competição ficou marcada pelas críticas à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e ao suposto favorecimento à seleção brasileira, que se sagrou campeã.

"Lamentavelmente, acho que está armado para o Brasil”, declarou Messi, expulso na disputa pelo terceiro lugar, na véspera da decisão.

Na edição 2021 do torneio sul-americano, a estreia da Argentina foi precedida de um vídeo em homenagem a Maradona, exibido no telão do Engenhão, como também é conhecido o estádio Nilton Santos. Com efeitos de computação gráfica, o ídolo argentino, morto em novembro do ano passado, fez embaixadinhas no centro do gramado, que também serviu de tela para imagens da carreira do camisa 10.

A Argentina enfrentará o Uruguai na próxima sexta-feira (18). No mesmo diá, o Chile vai encarar a Bolívia.(Folhapress)