Fusão de Shopping: Aliansce e Sonae negociam mega associação
Em fato relevante enviado ontem à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Aliansce, segundo maior grupo de shoppings centers do país (controla 20 shoppings e administra outros 12 shoppings de terceiros). São mais de 5.000 lojas no Brasil, incluindo o Shoping Leblon, o Via Parque, o Bangu Shopping, o Carioca Shopping e o Caxias Shopping), informou que iniciou conversas com o grupo anglo-luso Sonae Sierra, que opera nove shoppings em São Paulo, Minas Gerais e Manaus, para a potencial combinação de suas operações.
Embora a Aliansce tenha dito que “até o momento, não existe nenhum acordo oferta ou proposta vinculante acerca de eventual transação”, os papéis das duas empresas tiveram forte valorização na B3, o que levou à suspensão das negociações dos papéis no Brasil e em Portugal. As ações de Aliansce ON subiram 5,71% até a suspensão. Os papéis de Sonae, após alta forte na parte da manhã, fecharam com queda de 0,20% em euros na Bolsa de Lisboa. A operação ocorre após a mais intensa recessão da história (2015-16), que ainda deixa marcas nos principais centros de consumo do país, com milhares de lojas fechadas.
O Grupo Aliansce
Fundado pelo empresário paraibano Newton Rique, pioneiro no ramo de shoppings centers no país, o grupo Alliansce ganhou esse nome com a reestruturação comandada por seu filho, Roberto Rique, que se associou em 2004 ao grupo norte-americano General Shopping. Em 2013, o grupo ganhou o reforço no capital de Fundo de Pensão do Canadá, que passou a deter 38,2% das ações. Renato Rique hoje tem 11,2% de participação. O Grupo Aliansce já convocou assembleia para o dia 19 de julho, quando pode ser aprovada a operação.
Fundada em Portugal em 1989, a Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, é uma parceria dividida entre a Sonae (Portugal) em 50% e pela Grosvenor (Reino Unido) em 50%. O grupo opera em Portugal, Alemanha, Argélia, Azerbaijão, Brasil, China, Colômbia, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos, Roménia, Rússia e Turquia. No total, a Sonae Sierra é proprietária de 47 centros comerciais com uma área bruta locável de 1,9 milhões de m2 e um valor de mercado de 5,9 mil milhões de euros.
