Quadrilha se passa por representante da Petrobras para aplicar golpes a empresas
Um novo modelo de golpe está trazendo prejuízos a empresas de engenharia, segundo divulgou o portal Petronotícias. Uma quadrilha age em nome da Petrobras oferecendo oportunidades de negócios no setor, aproveitando o afastamento de algumas das maiores companhia do setor.
Segundo a reportagem, três empresas denunciaram o golpe, sendo uma delas a CVF Engenharia. As companhias recebem ligações em nome da Petrobras, e a quadrilha diz que estaria buscando alternativas no mercado de engenharia. Uma reunião é marcada e é feita uma apresentação sobre as novas oportunidades para os fornecedores, sempre usando a marca da Petrobras.
Os golpistas pedem dados de documentação, conta bancária e cartões de crédito para verificações, que seriam necessários para a inscrição no cadastro da estatal. Além disso, cobram um valor mínimo para fazer frente às despesas iniciais que seriam pagar internamente para agilizar o cadastro. A CVF e outra empresa se recusaram a fazer o pagamento, mas uma terceira pagou a primeira de duas taxas, no valor de R$ 50 mil. Os fraudadores nunca mais apareceram.
Procurada para falar sobre o caso, a Petrobras destacou que não cobra nenhum tipo de taxa para cadastramento de fornecedores e que não credencia, indica ou orienta a contratação de quasquer consultores, pessoas físicas ou jurídicas como intermediários para preencher os questionários do Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras.
O comunicado diz ainda que "empresas interessadas em tornar-se fornecedores da Petrobras devem buscar informações unicamente nos meios oficiais de comunicação da Companhia disponíveis no Canal Fornecedor da Petrobras, que pode ser acessado por meio site da Companhia (www.petronect.com.br) e nele os fornecedores são qualificados no Cadastro Corporativo de Fornecedores de Bens e Serviços (aqueles que tem o CRCC- Certificado de Registro e Classificação Cadastral ) ou registrados no Registro Simplificado (esses atendem às necessidades locais mais simples das unidades de negócios).
Após o respectivo cadastramento, o fornecedor estará apto a participar de processos de contratação adequados à sua especificidade, de acordo com a demanda da Petrobras e a disponibilidade do mercado fornecedor.
A Petrobras mantém uma lista permanente de Bens e Serviços disponível para Cadastramento. A escolha dos itens desta lista na etapa de “Identificação” determinará os requisitos a serem atendidos pelo fornecedor para a participação no Cadastro Corporativo (fornecimento completo) e/ou Registro Simplificado (fornecimento simplificado).
Cadastro Corporativo (fornecimento completo)Utilizado para fornecimentos de bens e/ou serviços de maior complexidade, porte ou valor, disponíveis para as empresas brasileiras prestadoras de serviços e empresas brasileiras ou estrangeiras fornecedoras de bens. Mediante a aprovação na avaliação, a empresa recebe o Certificado de Registro e Classificação Cadastral (CRCC), válido por até um ano. O CRCC pode ser renovado pelo mesmo período de acordo com o resultado dos critérios obrigatórios.
Registro Simplificado (fornecimento simplificado)Usado para fornecimentos simplificados, isto é, bens e/ou serviços de interesse local, de menor porte, complexidade ou valor, disponíveis somente para as empresas brasileiras. Após a avaliação e aprovação, a empresa se torna apta para as aquisições nas unidades locais por até um ano. Para manter a aprovação a empresa deverá renovar as informações.
Importante: A aprovação no Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras não lhe assegura o direito de participar de todos os processos de aquisição da Petrobras.”
Fonte: Petronotícias
