Tsipras acerta com Merkel negociar novas propostas nesta terça

Segundo comunicado oficial, primeiro-ministro grego e chanceler alemã conversaram por telefone

Por

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras concordou, em uma conversa por telefone com a chanceler alemã Angela Merkel, que Atenas apresente nesta terça-feira, na cúpula europeia, novas propostas do governo grego visando a um acordo com os credores UE e FMI, segundo  comunicado oficial.

O diálogo ocorreu em meio à tentativa de Atenas de se reaproximar dos credores internacionais para tentar um novo acordo de resgate.

Depois da vitória arrasadora do "Não" no referendo de domingo (6/7), Tsipras assegurou que a mensagem das urnas não supõe uma ruptura com a Europa e sim um reforço do poder de negociação de Atenas para seguir com seu empenho de conseguir um acordo com os credores sobre o futuro financeiro da Grécia.

>> Após renúncia de ministro, líder da equipe de negociações assumirá Finanças

>> Após vitória do 'não', credores aguardam novas propostas da Grécia

>> Referendo mostra que democracia não pode ser chantageada, diz Tsipras

O porta-voz da chanceler alemã, Steffen Seibertdisse, no entanto, declarou nesta segunda-feira (6/7) que as "condições para negociar um novo programa de ajuda" à Grécia não existem devido à "decisão de ontem (domingo) dos cidadãos gregos" no referendo.

O número dois do governo alemão, o social-democrata Sigmar Gabriel, também não se mostrou conciliador. Ele disse que após o "não" dos gregos é "difícil imaginar" novas negociações com a Grécia, já que o primeiro- ministro grego, Tsipras "rompeu as últimas pontes" com a Europa. 

A Grécia disse "Não" no domingo às exigências de seus credores e espera retomar fortalecida uma negociação com a Europa que será dura e que torna mais plausível sua saída da zona do euro.

Com uma participação de 62,5%, 61,31% dos eleitores gregos seguiram a recomendação do primeiro-ministro, Alexis Tsipras, de votar "Não" nesta consulta contra 38,69% que optaram pelo "Sim".

Novo ministro das Finanças

O governo da Grécia vai nomear o novo ministro de Finanças do país ainda nesta segunda-feira (6/7), em substituição a Yanis Varoufakis, que renunciou ao cargo mais cedo, segundo comunicado do porta-voz do governo em Atenas, Gabriel Sakellaridis. O anúncio será feito após uma reunião de líderes partidários, informou Sakellaridis.