Grau de investimento mostra acerto da política econômica, diz Tesouro

Por

A decisão da Standard & Poor´s (S&P) de manter a nota de crédito e o grau de investimento do Brasil reforça a percepção de que as políticas do governo de modo geral e, em particular, a política fiscal, estão na direção “correta”, disse o coordenador-geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública do Tesouro, Otávio Ladeira.

O comentário de Ladeira se refere à decisão de ontem (23), adotada pela  Standard & Poor´s, de manter a nota de crédito do Brasil no nível de grau de investimento e com perspectiva estável. Com a decisão, a S&P manteve – para o Brasil – o selo de bom pagador.

Estranhamente, uma notícia de tamanha importância e significado para a economia brasileira não mereceu o mesmo destaque em diferentes veículos de comunicação. Dos principais jornais impressos do país, apenas a Folha de S. Paulo colocou a notícia em sua manchete. O Estado de S. Paulo deu uma discreta chamada no pé da capa, e O Globo sequer citou a informação em sua primeira página. 

>> 

Medeiros de Moraies disse também que, se o governo lançar título no mercado internacional, é só para dar às empresas brasileiras uma curva de referência de juros, que sirva de orientação.

Funcionários da S&P estiveram com a equipe econômica, em Brasília, no início de março. Durante a visita, os representantes da S&P ouviram das autoridades econômicas do país detalhes sobre o encaminhamento da política econômica brasileira.

Com Agência Brasil