'FT': Moody's rebaixa nota da Petrobras para grau especulativo

Agência de classificação de risco alerta para novo rebaixamento

Por

A agência de classificação de risco Moody's rebaixou nesta terça-feira (24/2) a nota de crédito da Petrobras de Baa3 para Ba2. A medida significa que a estatal perde o grau de investimento passando para o grau especulativo. Agora, para o investidor, apostar na petrolífera brasileira representa uma operação mais arriscada. 

O jornal inglês Financial Times (FT) publica nesta quarta-feira (25/2) uma reportagem sobre o assunto, destacando a nota da Moody's - "Atraso prolongado acarreta o risco de que os credores poderiam tomar medidas que levem a uma declaração de default técnico, seguido de aceleração de pagamento após o período de recuperação relevante no âmbito de negócio particular".A investigação de corrupção na Petrobras e as subsequentes pressões sobre a liquidez levaram ao seu primeiro rebaixamento significativo para o status 'junk bonus' (especulativo) desde que a crise estourou.

O texto do periódico britânico especializado destaca que a Moody's rebaixou a Petrobras em dois graus na terça-feira de 'Baa3' para "Ba2', rebaixando a gigante brasileira do petróleo para o nível especulativo e alertando que poderia ainda ser mais baixa no futuro.

Analistas citaram o grande escândalo de corrupção na Petrobras, em que os executivos foram acusados ??de colaborar com empreitieiros, para pagar subornos a políticos, o que causou um  "potencial para uma séria pressão sobre a liquidez de curto prazo ". O escândalo tem atrasado a divulgação dos resultados da empresa e desencadeou uma investigação da Securities and Exchange Commission.

Eles acrescentam que o acordo da dívida com os credores requer que a Petrobras apresente demonstrações anuais auditadas por volta do dia 30 de abril de 2015 - um prazo que a empresa alertou que pode não cumprir. O movimento é um primeiro de uma das três principais agências de rating, que afeta mais de US$ 52 bilhões em dívidas, mostram os dados da Thomson Reuters. Tanto a Standard & Poors e Fitch atribuiu Petrobras a classificação de grau de investimento mais baixo de 'BBB-'. No início de fevereiro, a Fitch reduziu o rating de 'BBB' .