Satisfação do consumidor com bancos cresce em agosto

Por

O Índice Nacional de Satisfação dos Consumidores (INSC) do setor financeiro, que avalia a percepção do consumidor sobre os bancos Itaú/Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil, chegou a 55,6% no mês de agosto. Segundo o levantamento, feito pela ESPM, o lucro dos quatro maiores bancos no segundo trimestre do ano e as ações de marketing cultural e esportivo fizeram com que o índice fosse o mais alto das quatro edições. 

O INSC utiliza as redes sociais para verificar dados com base em três pilares: qualidade percebida de produtos e serviços, expectativa do consumidor e valor percebido. Desde a primeira edição da pesquisa, realizada em maio, a avaliação do setor não superava os 50%. 

Segundo o professor e pesquisador da ESPM, Ricardo Pomeranz, a variação de 6,3 pontos percentuais é positiva e chama a atenção, principalmente em razão da uniformidade registrada em maio, junho e julho. Para o professor, a avaliação positiva sobre o lucro dos bancos está relacionada "à demonstração de solidez destas instituições, um fato importante para o consumidor". 

Conforme Alexandre Gracioso, vice-presidente acadêmico da ESPM, no levantamento de agosto não foram observadas menções negativas relacionadas a demissões e que em 2,8% dos comentários analisados estavam relacionados a música, shows, teatro, cinema e arte em geral, "o que demonstra o acerto da estratégia de patrocínios culturais desenvolvida pelos bancos". 

O INSC avalia mensalmente 43 empresas de 10 subsetores e cinco setores da economia brasileira. O levantamento do varejo se manteve estável em agosto, com 74,3%, o do setor da informação ficou em 47,1%, praticamente o mesmo patamar de maio. O levantamento de bens de consumo ficou com 70,6% e health care com 59,7% em agosto.