Logística reversa é um dos focos da JadLog
Atualmente, este segmento representa cerca de 10% das operações da empresa no Brasil, e a estimativa da JadLog é incrementar essas operações no curto e médio prazo.
Empresas fabricantes de eletroeletrônicos como, LG, Lexmark, B2W utilizam os serviços da JADLOG na logística reversa para seus produtos, principalmente para aqueles que apresentam problemas técnicos e precisam retornar do consumidor ao fabricante para reparos ou ainda devoluções de clientes.
No atendimento de clientes de e-commerce, como a B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime) e Saraiva.com, a empresa também faz esse tipo de operação reversa, bem como com a área de reposição de peças automotivas.
Em 2009, foram no total 40 mil encomendas reversas transportadas pela JadLog, que retornaram aos seus fabricantes ou revendedores.
Excetuando esses segmentos, a JadLog ainda está focada no tipo de reversa relacionada à sustentabilidade, que no futuro deve se intensificar pela crescente preocupação na preservação do meio ambiente e na tendência de que a legislação ambiental exiga maiores responsabilidades de empresas em relação ao ciclo de vida de seus produtos.
De acordo com o Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB), entidade das mais representativas do setor, a logística reversa cresce em função do aumento da quantidade de produtos, de novos e variados produtos, da redução do ciclo de vida desses produtos, de estratégias de supply chain, de legislações e em função da crescente adoção da certificação de qualidade ISO 14000.
"Sabemos que a logística reversa é muito importante para as indústrias, o comércio, as empresas prestadoras serviços e também as entidades, e que futuramente as exigências da sociedade e de leis ambientais e de consumidor devam incrementar ainda mais esse negócio. Assim, pretendemos aumentar nossa participação, aproveitando nossa capilaridade de franquias e filiais", afirma o diretor da JadLog, Ronan Hudson.
(Redação - Agência IN)
