☰

Fundos Small Caps disparam e deixam Ibovespa para trás no ano

Por

SÃO PAULO, 26 de novembro de 2009 - As ações classificadas como "small caps" - de empresas com baixo valor de mercado - estão deixando para trás os papéis tradicionais negociados na bolsa brasileira. Nos últimos três meses, a diferença entre a valorização registrada pelo Índice Small Cap, que reúne 50 papéis de empresas pequenas, e a do Ibovespa (principal índice de ações do mercado brasileiro) disparou.

Ao fim de junho, enquanto o Ibovespa acumulava alta de 37% no ano, o Índice Small Cap subia 45,9%. Até a última sexta-feira, a diferença tinha aumentado ainda mais - as empresas pequenas sobem 102,18% no ano, enquanto a alta da média do mercado é de 76,63%.

Em uma visão geral, os fundos de ações voltaram a se mostrar atrativos para os investidores, em meio à combinação entre juros menores e bom desempenho do Ibovespa.

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a maioria dos fundos de ações acumulam no ano, até o dia 20 de novembro, ganhos superiores a 60%.

No ano, a captação líquida (diferença entre aplicações e saques) é de R$ 307,43 milhões. Apenas nos últimos 30 dias, a entrada de recursos somou R$ 132,94 milhões.

(Simone e Silva Bernardino - Agência IN)