Mobilidade agiliza vendas da Tortuga

Por

SÃO PAULO, 10 de setembro de 2009 - Durante o Forum Mobile - Mobilidade + Negócios, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o gerente de tecnologia da Tortuga - considerada a maior indústria de suplementos minerais para animais do País e que tem capital 100% nacional - Valdemir Raymundo mostrou aos presentes como a mobilidade chegou ao agronegócio.

Portando um aparelho de celular de última geração, há três meses, 250 colaboradores da empresa têm à disposição uma ferramenta denominado PedMobile, que permite que os pedidos sejam enviados à central em tempo real, além de cadastrar todas as informações necessárias do cliente de forma rápida e prática. 'Anteriormente, estes pedidos eram anotados à mão e enviados via fax', disse Raymundo, afirmando que até o final do ano outros 450 funcionários já estarão portando tal aparelho.

O executivo afirmou que foram investidos R$ 100 mil no desenvolvimento do aplicativo - desenvolvido internamente pela companhia - e em treinamento, já que os aparelhos estão em regime de comodato com a empresa de telefonia Vivo. Questionado quanto ao aumento no número de vendas, o executivo disse que não foi possível ainda fazer uma análise mais aprofundada, mas garante sim que as vendas alavancaram com a nova ferramenta e o retorno investido foi totalmente coberto.

De acordo com Raymundo, a empresa no Brasil possui um market share de 40% e está presente em mais 17 países, espalhados pela América Latina e Europa, atendendo exigências de empresários rurais que trabalham nas áreas de pecuária (corte e leite), suinocultura, avicultura, equinocultura, ovinocultura e caprinocultura, e de criadores de animais de companhia.

Atualmente, a Tortuga conta com 1.200 funcionários e 500 representantes. A empresa possui quatro Unidades Industriais de Nutrição Animal, localizadas em Mairinque (SP), São Vicente (SP), Lavras (MG) e Pecém (CE), além de um Laboratório de Saúde Animal, em Santo Amaro, na capital paulista.

O gerente de tecnologia da Tortuga disse ainda que o agronegócio está produzindo mais de 134 milhões de toneladas de grãos por ano, sendo 560 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 40 milhões de sacas de café, além de mais de 22 milhões de toneladas de carnes, 2,4 bilhões de ovos, 26 bilhões de litros de leite. Sem dizer que é responsável por cerca de 40% das exportações brasileiras, algo em torno de US$ 58 bilhões.

(Ciça Ferraz - Agência IN)