Dólar valorizado favorece orgânicos brasileiros

Por

SÃO PAULO, 19 de fevereiro de 2009 - O câmbio favorável e a alta demanda por produtos orgânicos, o Brasil chega à maior e mais importante feira do setor, a BioFach, com 32 empresas. O evento, que começa hoje e vai até 22 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha, terá cinco estandes brasileiros, que neste ano terá a maior comissão participante da história.

´O ano passado foi bom mesmo com a crise. Como a BioFach é a primeira feira do ano, vai nos mostrar qual será a tendência para 2009´, diz Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, empresa que promove os produtos orgânicos brasileiros no mercado internacional.

O principal destaque que os brasileiros irão expor na Alemanha são têxteis e cosméticos. Pela primeira vez, o Brasil vai ocupar cinco estandes destinado exclusivamente aos cosméticos. ´Esses produtos foram desenvolvidos recentemente, diferente dos alimentos que já são solidificados.´ Segundo Ming Liu, os principais produtos brasileiros neste ramo são açúcar, café, soja, castanhas e mel.

´O Brasil é mais do que apenas um produtor agrícola e extrativista de orgânicos. O País é também um fornecedor de produtos de alto valor agregado, processados e industrializados e que se diferencia pelo conceito de sustentabilidade de comunidades étnicas e de cooperativas´. Dentre os expositores brasileiros estarão 12 cooperativas de agricultura familiar.

A Surya Brasil vai fazer o pré-lançamento da linha da sua linha de maquiagem orgânica, que inclui batom, base, corretivo, sombra, blush, delineador e máscara para cílios. O lançamento desses produtos no Brasil deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2009. ´Acreditamos que através do pré-lançamento de nossa exclusiva linha de maquiagem orgânica, já certificada pela Ecocert, conseguiremos fechar distribuição de nossos produtos na Alemanha, como também na Holanda, Bélgica, Áustria e Suíça, que são países que visitam muito essa feira, que recebe mais de 45 mil visitantes´, destaca a presidente da companhia, Clélia Cecília Angelon.

(Sérgio Toledo - InvestNews)