Fipe: confira os 20 carros mais baratos do Brasil
Portal Terra
SÃO PAULO - O carro chinês M100, trazido ao País pela Effa Motors, manteve a liderança entre os carros mais baratos do Brasil no mês de outubro, custando R$ 23.163. No entanto, seu posto está ameaçado, já que a nova versão do veículo, que chega ao País em dezembro, terá um preço de R$ R$ 25.980. Com base na tabela de preços da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que considera os valores que os veículos são achados no mercado, e não os sugeridos pelas montadoras, o Terra selecionou os 20 automóveis 0 km mais baratos do Brasil.
O M100 traz sob o seu capô um motor de 4 cilindros em linha, de 970 cm³, tecnologia Suzuki, que gera 47 cavalos de potência a 3,5 mil rpm.
Líder entre os mais baratos até a chegada do M100, o Fiat Uno Mille manteve a segunda colocação, custando R$ 24.966. Se o preço for mantido nos próximos dois meses, o automóvel pode retornar à liderança do ranking. Em sua versão mais básica, de duas portas, o carro possui um motor 8 válvulas bicombustível de 1.0 l.
O Chevrolet Celta, que custa R$ 26.901, ficou no terceiro lugar. Em seu modelo de entrada, é equipado com motor bicombustível de 1.0 l e possui duas portas. Com transmissão manual de cinco marchas, o automóvel tem potência de 70 cavalos.
As vendas do Gol City Trend foram mantidas pela Volkswagen, mesmo com a chegada do Novo Gol. A intenção da montadora é oferecer uma versão mais barata. O modelo com design antigo custa R$ 27.998 e ficou na quarta colocação da lista.
Outra versão antiga que foi mantida é o Chevrolet Classic, que custa R$ 28.579 e ficou em quinto. O Fiat Palio caiu uma posição em relação ao levantamento de setembro, ficando no sexto lugar, com um preço de R$ 28.606, na versão de duas portas com motor bicombustível de 1.0 l. A mais recente versão do veículo foi apresentada em fevereiro de 2007, com diversas mudanças estéticas.
Com um preço de R$ 30.148 o Fiesta é o mais bem colocado automóvel da Ford na lista, com a sétima posição. Seu modelo de entrada possui um motor de 1.0 l flex com até 73 cavalos de potência.
Carro de entrada da Renault no País, o Clio ficou com a oitava colocação. Com um preço de R$ 30.593, o hatch foi lançado no mercado nacional em 1999. Atualmente, sua versão mais básica é o Clio Campus, com motor bicombustível de 1.0 l 16V, que desenvolve até 77 cavalos de potência.
Na nona colocação, o Peugeot 206 manteve seu lugar no ranking, custando R$ 30.603. A montadora francesa não vende mais o modelo com motorização de 1.0 l. Sua versão de entrada possui propulsor flex de 1.4 l e até 82 cavalos de potência.
O décimo lugar continuou com o Corsa Hatch, que sai por R$ 30.802, ganhando três posições em relação ao levantamento anterior. O carro possui motor de 1.0 l flex e até 79 cavalos. A versão sedã do novo Corsa ocupa 11ª colocação, com um preço de R$ 30.985. O veículo possui o mesmo motor e mecânica de sua versão hatch.
Segundo a tabela da Fipe, o modelo de entrada da Ford, o Ka, é vendido nas concessionárias por um preço médio de R$ 31.433, subindo da 13ª para a 12ª colocação.
O Renault Logan subiu para a 13ª posição, custando R$ 31.610 em sua versão com motor 1.0 16V Hi-Flex. O sedã chegou ao mercado brasileiro no ano passado e conta com pára-choques pintados na mesma cor da carroceria, além de conta-giros e porta-objetos distribuídos pelo interior do veículo.
O Novo Gol caiu da 12ª para a 14ª colocação entre os mais baratos. Pela lista da Fipe, ele custa R$ 31.713, em sua versão mais básica, com motor bicombustível de 1.0 l e sem pacote de opcionais.
O Volkswagen Fox ficou na 15ª colocação, sendo vendido nas concessionárias por um preço médio R$ 32.410. O automóvel passou por problemas no primeiro semestre do ano, tendo que realizar um recall de 293.199 unidades, por causa de um defeito no mecanismo de rebatimento do banco traseiro. O manuseio do banco teria machucado e até mutilado dedos de usuários.
A 16ª colocação ficou com o Fiesta sedã, que custa R$ 32.721 e divide a mecânica da versão hatch do carro, com motor de 1.0 l flex com até 73 cavalos de potência.
Picape mais bem colocada da lista, a Ford Courier custa R$ 32.820, possuindo um propulsor de 1.6 l flex com 107 cavalos e garantindo a 17ª posição na lista.
Apresentado no final de 2007, o Renault Sandero manteve a 18ª colocação, custando R$ 33.174. O carro é o primeiro da empresa produzido fora das suas bases na Europa, sendo fabricado no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
A Strada, da Fiat, ocupa a 19ª posição. A picape custa R$ 33.529 em sua versão com motor de 1.4 l flex e 81 cavalos.
Fecha a lista o Fiat Siena, com um preço de R$ 33.983. O carro em sua versão Fire Flex 2009 possui quatro portas e motor de 1.0 l, com até 66 cavalos de potência.
