EPE e ONS reduzem projeção de consumo para este ano

Por

SÃO PAULO, 27 de outubro de 2008 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgaram a 2ª revisão quadrimestral da projeção da demanda de energia elétrica. No que se refere ao consumo de energia elétrica na rede do Sistema Interligado Nacional (SIN), reduziu-se 0,9% o valor previsto anteriormente para o ano de 2008. Este ano deve encerrar com o consumo ultrapassando 384 TeraWatt-hora (TWh), crescimento de 4% sobre o consumo de 2007 e 3,3 TWh abaixo do anteriormente previsto.

Para 2009, as projeções são de que o consumo se situe 5,8 TWh abaixo do valor anteriormente previsto. Nos anos subseqüentes, a diferença entre a nova projeção e a anterior oscila na faixa de 5,6 a 5,8 TWh, ou o equivalente a algo entre 1,2% e 1,3% da projeção anterior. 'Esses novos valores refletem a alteração de expectativa do crescimento econômico em 2009 e os efeitos de mudanças estruturais que vêm sendo percebidas no mercado de energia elétrica', diz o relatório da revisão.

A revisão da projeção para 2009 deve impactar os anos seguintes, ou seja, entre 2010 e 2012. Assim, mesmo que possam ser restabelecidas as condições macroeconômicas de crescimento da economia, o consumo de energia elétrica deve se situar em patamar inferior àquele previsto anteriormente.

A projeção para o ano de 2008 é de que a carga fique 644 MWmédio (1,2%)abaixo das previsões anteriores e basicamente consolidando as diferenças observadas noperíodo janeiro a agosto. Para o ano que vem, a carga ficará 54.995 MWmed, 935 MWmed abaixo do valor anteriormente previsto. As novas previsões para os anos de 2010 a 2012 estão entre 886 MWmed e 915 MWmed abaixo das projeções anteriores.

Em adição, alguns projetos tiveram suas datas revistas. É o caso da integração do sistema Acre- Rondônia ao SIN e de alguns projetos industriais de grande porte, notadamente no setor de metalurgia.

(Redação - InvestNews)