Ásia em queda na expectativa de plano nos EUA
Entre os principais índices asiáticos, o Nikkei 225 de Tóquio caiu 0,94%, para 11.893,16 pontos. O Kospi de Seul recuou 1,68%, para 1.476,33 pontos. Em Hong Kong, o indicador referencial Hang Seng perdeu 1,33%, para 18.682,09 pontos. Já na China, o índice Xangai Composto apresentou queda de 0,16%, para 2.293,78 pontos.
O plano de resgate em discussão nos EUA é alvo de críticas de um grupo de republicanos, contrários a uma intervenção nos termos da proposta pelo governo. De acordo com estes políticos, a medida se distancia das características da economia norte-americana, que segue os princípios do livre mercado, aproximando-se de uma postura mais próxima de um regime socialista.
Ontem, as negociações foram suspensas e serão retomadas nesta sexta-feira. Na Ásia, os investidores aguardam por uma decisão e optaram por manter a cautela. As ações do setor financeiro foram influenciadas pela notícia de que o banco JPMorgan Chase anunciou a compra das atividades bancárias do Washington Mutual, por US$ 1,9 bilhão.
Apesar da instabilidade no setor, os papéis dos japoneses Mitsubishi UFJ Financial e Mizuho Financial subiram 1,53% e 1,08%, respectivamente. Já em Hong Kong, as ações do HSBC Holdings cresceram 0,72%, mesmo com a notícia de que a entidade irá fechar 1.100 postos de trabalho no mundo para enfrentar a crise financeira.
O setor exportador também ficou no vermelho por conta da desvalorização do dólar, que torna os produtos asiáticos menos competitivos no mercado internacional. Em Tóquio, a moeda norte-americana encerrou o dia cotada a 105,47 ienes, contra 105,53 ienes da última sessão. No setor automotivo, os papéis da Mazda diminuíram 2,57%. Já entre as empresas de tecnologia, os títulos da Canon, por exemplo, apontaram queda de 1,43%.
Ainda no Japão, a Nomura Holdings, maior corretora do país, informou o pagamento simbólico de dois dólares pela aquisição das atividades de corretagem e banco de investimentos na Europa e Oriente Médio do Lehman Brothers, de acordo com informações divulgadas hoje pelo jornal Nikkei. As ações da entidade terminaram o dia com ligeira alta de 0,48%.
No mercado de commodities, o barril de petróleo do tipo WTI, com vencimento em outubro, operava há instantes com queda de 2,84%, cotado a US$ 104,95 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (NYMEX, sigla em inglês). Na Ásia, as companhias do setor de energia continuam a estender suas perdas. Os papéis da australiana Oil Search, por exemplo, terminaram o dia com baixa de 1,55%.
(Marcel Salim - InvestNews)
