Consórcio garante renda maior, aposta Abac

Por

SÃO PAULO, 17 de setembro de 2008 - No Brasil, quando há necessidade de aquisição de um bem, é comum a solicitação de um empréstimo e posteriormente a execução do pagamento. Para mostrar o perigo desse comportamento, que pode resultar em dívidas do tipo bola de neve, Rodolfo Garcia Montosa, presidente da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (Abac), propôs um exercício para que fossem avaliados os benefícios da caderneta de poupança e do consórcio.

Montasa explica que a caderneta de poupança possibilita o depósito de valores diferentes, o que permite a pessoa adaptar o valor do seu depósito mensal de acordo com seu orçamento ou desejo de poupar. É considerada uma prática fácil e simples, por isso resulta na opção de grande parte da população, e também permite o saque do montante desejado a qualquer momento. Além disso, ´a poupança está enraizada na cultura brasileira´, destaca Montosa.

Por sua vez, segundo o executivo, o consócio exige o estabelecimento de um objetivo claro e a definição de um valor. Quando esta é a opção de poupança, a probabilidade de ganho é maior. O método também permite focar no bem que se quer adquirir e facilita a disciplina mensal. ´A pessoa ainda conta com a possibilidade de antecipação da contemplação´, diz o presidente da Abac.

Sendo assim, Montosa ressalta que é preciso assumir um compromisso, sem desvios de objetivos, quando a meta é formar um patrimônio e poupar.

(Micheli Rueda - InvestNews)