Governo mantém corte para gastos públicos

Por

SÃO PAULO, 15 de julho de 2008 - O governo japonês manterá sua promessa de cortar os gastos com os trabalhos do setor público e restringir o aumento das despesas com a segurança social para conter a dívida do país, a maior do mundo, segundo declarou hoje Fukushiro Nukaga, ministro das Finanças.

Nukaga afirmou que o primeiro-ministro do Japão, Yasuo Fukuda, solicitou que a meta de cortes para o setor público seja mantida em 3%. O governo também manterá a política de contenção do crescimento das despesas com a segurança social em 220 bilhões de ienes (US$ 2,08 bilhões).

O ministro pretende estabelecer, até o final do mês, uma quantia máxima para os gastos do próximo ano fiscal. No ano passado, o orçamento estabelecido foi de 47,3 trilhões de ienes para 2008.

O governo de Fukuda se comprometeu a equilibrar o orçamento do país até o ano fiscal de 2011, que tem início em abril, para conter a expansão da maior dívida pública do mundo. O governo nipônico projeta que a dívida pública contabilize 778 trilhões de ienes até março de 2009.

(Redação - InvestNews)