Metal impulsiona negócios de fabricantes
Para o coordenador de Análises Econômicos da FGV, Salomão Quadros, o segmento foi beneficiado pelo momento da indústria de bebidas do Brasil. No ano passado, este segmento teve crescimento de 5,37%, superando até mesmo a expansão prevista para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. "O que puxou a área foram as latas de alumínio", analisou.
De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), a produção de latas no Brasil cresceu 13% no ano passado, para um total de 12,2 bilhões de recipientes. "Para este ano, esperamos uma expansão de 8%", revelou o diretor executivo da entidade, Renault de Freitas Castro.
Para adequar sua capacidade à crescente demanda do mercado doméstico, o setor de latas investirá US$ 274 milhões entre 2008 e 2009, valor que inclui a construção de uma unidade da Crown em Sergipe e de uma linha da Latapack-Ball no Rio de Janeiro. Com estes investimentos, a capacidade de produção do setor saltará das atuais 14,6 bilhões de peças para 18,5 bilhões de latas, uma expansão de quase 30%.
Além dos fabricantes de peças metálicas, apresentaram resultados positivos em 2007 a área de plásticos (com alta de 1,98% na produção física), de vidro (1,38%) e papel e papelão (0,58%). O segmento de madeira, em contrapartida, registrou queda de 5,18% em seu nível de produção.
(André Magnabosco - InvestNews)
