Lula: proposta de reforma tributária certamente não é ideal
JB Online
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que a proposta para a reforma tributária apresentada pelo Governo nesta quarta-feira, durante reunião com empresários no Palácio do Planalto, "certamente não é ideal" e "certamente não haverá ideal".
- Existem vários grupos de pressão que não estão aqui, mas que devem agir dentro do Congresso Nacional - disse, ao lado do ministro da Fazenda, Guido Mantega. - Se os congressistas fizerem valer o discurso de campanha, que foi muito recente, sobre política tributária, certamente aprovaremos essa reforma.
- Nem sempre o Congresso faz coisa pior do que entra lá, muitas vezes melhoram o que entra lá pelo governo. Se essa proposta sair daqui e der entrada no Congresso e vocês simplesmente acharem que é dever do Guido Mantega aprová-la, é uma criança natimorta. Todo mundo terá que se engajar para que a gente aprove - acrescentou.
Para o presidente, o momento econômico é propício para a reforma tributária.
- Na semana passada todos os brasileiros receberam uma notícia mais do que ótima, porque, pela primeira vez em 500 anos, o nosso país sai da condição de devedor para a de credor. Me senti mais brasileiro do que em outros momentos ate porque eu peguei o fim da ingerência do FMI aqui no Brasil - pondera.
- Hoje o Brasil poderia pagar toda a sua dívida externa - a pública e a privada - e ainda sobraria a mesma quantidade de dinheiro quando foi decretada a moratória. É no mínimo extraordinário para a nossa geração, é uma coisa que precisamos meditar, pois a mudança é histórica - comemora Lula.
