Moody's confirma os ratings Ba2 e Aa3.br da Enersul

Por

SÃO PAULO, 22 de janeiro de 2008 - A Moody's América Latina confirmou hoje o rating de emissor senior sem garantia de ativos reais Ba2 da Enersul e Aa3.br na escala nacional Brasileira. Também foram confirmados os ratings das debêntures seniores sem garantia de ativos reais da Enersul, também em Ba2 e Aa3.br. A perspectiva para os ratings agora é estável. Esta ação conclui a revisão para possível rebaixamento que a Moody's iniciou em 6 de setembro do ano passado, após a decisão do agente regulador do setor a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de reduzir a Base de Remuneração Regulatória (BRR) da empresa de forma retroativa.

Em 5 de dezembro de 2007, após a revisão da apelação impetrada pela Enersul, Aneel anunciou sua decisão final reduzindo a BRR líquida da Enersul em BRL 125 milhões e a BRR bruta em 265 milhões, retroativo a abril de 2003. Esses valores são menores que aqueles da decisão inicial da Aneel de agosto de 2007, com reduções de BRL 185,2 milhões e BRL 383,6 milhões, respectivamente.

Como resultado da redução da BRR, Aneel determinou que a Enersul reduzisse suas tarifas médias em 6,6% para o período iniciado em dezembro de 2007 terminando em abril de 2008. Após abril de 2008 as tarifas estarão sujeitas à segunda revisão tarifária periódica. Como a redução da BRR foi retroativa a 2003, as tarifas da Enersul serão reduzidas em um montante estimado que resultará na perda de receitas de aproximadamente BRL 183 milhões nos próximos cinco anos parcialmente compensada por ajuste pendente de tarifas no valor estimado de BRL 43 milhões, resultando num impacto estimado no fluxo de caixa de BRL 28 milhões ao ano.

(Redação - InvestNews)