Brasilit amplia pesquisas, mas mantém foco em telha

Por

SÃO PAULO, 23 de novembro de 2007 - O segmento de telhas de fibrocimento, que corresponde a aproximadamente 45% do mercado nacional de coberturas, continuará a ser a prioridade da Brasilit no País. Apesar de lançar neste mês três produtos voltados às classes média e alta - ao contrário do fibrocimento -, a companhia mantém seu objetivo de reduzir a diferença para a líder Eternit. ´Não acreditamos que nossos lançamentos venham a ´canibalizar´ o mercado do fribrocimento´, destaca o diretor geral da Brasilit, Roberto Luiz Netto.

O executivo espera que, até 2012, a participação da companhia no mercado de coberturas em fibrocimento salte dos atuais 22% para aproximadamente 26%. A Eternit, por sua vez, corresponde a cerca de 30% do segmento.

Vice-líder deste mercado, estimado em quase 400 milhões de metros quadrados anuais, a Brasilit vê nos novos produtos a chance de ampliar sua receita e sua margem de lucro, bastante reduzida desde que decidiu abolir o uso do amianto em suas peças de fibrocimento, em abril de 2003. ´Os novos produtos, apesar de feitos em parceria com outras empresas, nos trarão maior rentabilidade do que as telhas de fibrocimento´, destaca o gerente de mercado da área de Cobertura da Brasilit, Marcelo Garcia.

O desenvolvimento de produtos ainda inéditos no Brasil, como as telhas Fit Roof e os painéis Masterboard, obrigará a companhia a ´apresentar´ as novidades a profissionais da área da construção. Para isso, a empresa utilizará a Academia Brasilit, projeto criado em agosto deste ano com a finalidade de treinar profissionais. Com aproximadamente 80 pessoas capacitadas, a empresa prepara para dezembro a primeira turma que trabalhará com as telhas Fit Roof, os painéis Masterboard e o sistema de cobertura Shingle.

(André Magnabosco - InvestNews)