Apesar do atraso, Moody's está segura com o País

Por

CAMPOS DO JORDÃO, 24 de agosto de 2007 - A decisão da Moddy's de elevar a classificação de risco do Brasil foi atrasada, mas mostra que a agência está segura em relação ao País. A avaliação é do o ex-chefe do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central (BC) Sergio Darcy.

Ontem a Moody's elevou os títulos em moeda estrangeira do Brasil para Baa3/P-3, que na escala da classificadora significa grau de investimento. Em comunicado, a agência informou que o Brasil tem diminuído a vulnerabilidade externa, conforme amplia as reservas internacionais e diversifica a pauta de exportações. Com isso, o País se mostra mais preparado para reagir a turbulências vindas de fora.

Darcy avalia que o Brasil está bem próximo do tão esperado "investment grade", mas para isso o governo precisa aprimorar a questão do custeio da máquina para sobrar mais dinheiro para investimento. "A questão da previdência também precisa ser trabalhada. O equilíbrio fiscal é um dos principais itens que pesa na avaliação da agência", destaca.

(Alessandra Taraborelli - InvestNews)