Apenas 4 mil empresas podem exportar, diz Ipea

Por

BRASÍLIA, 29 de maio de 2007 - Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com 25 mil empresas revela que pouco mais de 4 mil firmas brasileiras têm potencial de começar a vender para fora e, assim, elevar as exportações nacionais em US$ 10 bilhões por ano, conforme dados atualizados pelos pesquisadores. O estudo foi apresentado nesta terça-feira pelo Ministério do Planejamento.

Conforme o estudo dos pesquisadores Bruno César Araújo e João Alberto De Negri que se transformou no livro ´As empresas brasileiras e o comércio internacional´, muitas das empresas brasileiras não vão ao exterior por desconhecimento das qualidades de seus produtos e, principalmente, pela falta de oportunidade de estabelecer contato com potenciais clientes.

O estudo mostra que há potenciais exportadores em todos os setores. Há, por exemplo, 377 companhias no setor de alimentos e bebidas, 318 fabricantes de plástico e borracha, 315 no segmento de metal - inclusive máquinas e equipamentos.

Geograficamente, as mais de 4 mil empresas estão em 826 cidades brasileiras de 26 estados. A única exceção ficou com Roraima. Mas é nas regiões sudeste e sul que estão as companhias que respondem por 93% das potenciais exportações. Apenas no estado de São Paulo, a maior economia do Brasil, estão 1.495 empresas que são responsáveis por 45,4% do potencial exportado.

(Fernando Nakagawa - InvestNews)