Política expansionista é risco potencial ao Brasil, diz OCDE

Por

REUTERS

LONDRES - Taxas de juros mais baixas e aumento dos gastos do governo podem ser uma combinação insustentável para o desenvolvimento do Brasil, afirmou nesta quinta-feira a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quinta-feira.

A economia brasileira parece saudável, com forte consumo privado, expansão do crédito, superávit comercial de 'tamanho considerável' e inflação abaixo da meta de 4,5 por cento, afirmou a OCDE em seu relatório semestral sobre perspectivas econômicas.

Mas o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo pode levar a um corte do superávit primário das contas públicas de até 0,45 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), o que representaria uma expansão do gasto, afirmou a organização.

- A combinação dessas políticas pode se tornar excessivamente expansionista. A contínua redução dos preços e crescimento ameno induziram um afrouxamento monetário continuado, afirmou a OCDE no relatório. Para o organização, o PAC pode fazer com que 'a política fiscal seja consideravelmente mais expansionista do que em 2006'.

O cenário internacional tem sido favorável ao Brasil. No país, o mercado acionário tem registrado recordes e o real é cotado nos maiores patamares em seis anos frente ao dólar.

- O ambiente econômico global deve continuar sustentando os preços de ativos nos mercados emergentes... os resultados da inflação devem continuar surpreendendo favoravelmente, fortalecendo o pano de fundo macroeconômico. Mas uma crescente expansão fiscal pode levantar dúvidas sobre a sustentabilidade da política no longo prazo.

A OCDE também destacou a melhora da nota da dívida soberana do Brasil em moeda estrangeira, que foi colocada a um passo do grau de investimento pelas agências de classificação de risco Fitch e Standard & Poor's.

- A imediata redução da dívida líquida provavelmente produzirá dividendos ao permitir uma redução maior das taxas de juros reais e melhoras no rating soberano do país em direção ao grau de investimento.