Participação dos eleitores já supera primeiro turno

Por

Paris, 06 de maio de 2007 - A participação nas eleições presendiciais francesas apontam registros históricos. A participação na votação nas urnas passa de 34% ao meio-dia na França (7h em Brasília), três pontos a mais que a registrada na mesma hora nas votações do primeiro turno, em que 84% dos eleitores exerceram seu direito de voto. A disputa pela presidência entre o candidato conservador Nicolas Sarkozy e a socialista Ségolène Royal nestas eleições marcam o fim na França de uma relevante geração de políticos (de Valéry Giscard d'Estaing, passando por François Mitterrand e o atual presidente, Jacques Chirac). Cerca de 44,5 milhões de eleitores estão convocados para ir às urnas.

Cerca de 1 milhão de cidadãos franceses, que residem em território estrangeiro, foram os primeiros a votar. O resultado será computado junto com as votações de 85 mil colégios da França. O Ministério do Interior do país deve divulgar os dados oficiais de participação às 17h (12h de Brasília).

As sondagens apontam Sarkozy, 52 anos, como o grande favorito a suceder Jacques Chirac, de 74 anos. O candidato de direita aparece com vantagem com 55% das intenções de votos, contra 45% de Ségolène Royal.

O conservador ficou na frente no primeiro turno das eleições, ocorrido em 22 de abril, com 31,2% dos votos contra 25,9% de Royal.

As informações são do jornal El País. (Redação - Investnews).