Taxa de desemprego da PEA sobe para 9,9% em fevereiro
O rendimento médio real da população foi de R$ 1.096,30 no mês passado, com um aumento de 2,5% em relação ao de janeiro. Em comparação à renda de um ano atrás, em fevereiro de 2006, houve alta de 6,1%.
O número de postos de trabalho permaneceu o intacto de janeiro para fevereiro. São 20,4 milhões de pessoas ocupadas, seja com carteira assinada ou com trabalho informal. O que pressionou, portanto, a taxa de desemprego foi a entrada de pessoas no mercado querendo trabalhar.
A população em idade ativa cresceu expressivamente no último ano: 818 mil pessoas que não tinham passaram a ter idade para trabalhar. São 40,2 milhões de brasileiros nesta condição.
O desmprego subiu em Belo Horizonte (de 8,4% para 9,3%) e Rio de Janeiro (de 6,6% para 7,5%). "Nas demais regiões o comportamento foi de estabilidade.", assinala a Pesquisa Mensal de Emprego.
O IBGE destaca que o emprego cresceu 2,5% nos últimos doze meses. A taxa, contudo, é inferior ao crescimento da economia, comércio, do setor de serviços e da própria indústria, que não cresce tanto assim.
(Sabrina Lorenzi - InvestNews)
