IGP-M deve ficar em 0,25% em março, diz consultoria

Por

SÃO PAULO, 12 de março de 2007 - Os preços dos alimentos in natura continuam a pressionar os índices de inflação, como mostrou a alta de 0,19% do Índice de Preços - Mercado (IGP-M) na primeira prévia de março.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os preços desses produtos passaram da variação negativa de 2,22% na primeira prévia de fevereiro para elevação de 5,64% no mesmo período de março. Com isso, o Índice de Preços no Atacado (IPA) - que corresponde a 60% do IGP-M - avançou de -0,01% para 0,18% entre as duas prévias.

´Mesmo acima do esperado, o resultado é favorável´, diz Gian Barbosa, economista da Tendências Consultoria Integrada, cuja estimativa para o indicador no período era de 0,19%. Ele ressalta que o índice fechado do mês - que ele prevê em 0,25% -já deve refletir uma desaceleração dos preços desses produtos.

Barbosa destaca ainda que o desempenho da inflação em março será favorecido pelo fim das pressões dos reajustes das mensalidades escolares, pela queda de preços do grupo vestuário e pela redução de preços de commodities -como petróleo e metais não-ferrosos - e à apreciação cambial recente.

(Nanci Santana - InvestNews)