☰

Invasores de plataforma da Shell na Nigéria mantêm 5 reféns

Por

Reuters

LAGOS (Nigéria) - Pelo menos cinco pessoas continuam sendo mantidas reféns por homens armados que tomaram uma plataforma de petróleo da Royal Dutch Shell no delta do Níger, interrompendo a produção de 12.000 barris por dia, disse a companhia neste sábado.

- Os invasores ainda estão nas instalações e, nas últimas contagens, eles ainda mantinham cerca de cinco reféns - disse um porta-voz da Shell.

- Eles fecharam a plataforma de extração de Nun River e estamos perdendo cerca de 12.000 barris por dia.

Cerca de 40 pessoas foram mantidas presas, inicialmente, no ataque à plataforma, ocorrido quinta-feira.

Um porta-voz da Shell disse que o governo do Estado negocia com os invasores, já que a Shell não tem uma disputa direta com a comunidade.

Segundo uma fonte da indústria, os invasores exigem compensação monetária pela morte de alguns companheiros em um ataque militar recente, e a libertação daqueles que foram presos.

Conflitos entre comunidades locais no delta do Níger e multinacionais petrolíferas são comuns na Nigéria, que é o oitavo maior exportador de petróleo do mundo.

Chefes locais frequentemente organizam invasões armadas de unidades petrolíferas para pressionar as empresas a fornecerem mais dinheiro, empregos ou investimentos.

A produção nigeriana já caiu um quinto, por causa de ataques de militantes em outras regiões do delta, em fevereiro.