Instituto aplica nova técnica para alongamento ósseo
A primeira cirurgia no Brasil utilizando o novo método, que foi liberado somente este ano pela Federal Drugs Administration (FDA), será realizada pelos médicos ortopedistas e especialistas em traumas do Instituto Affonso Ferreira, no próximo dia 6 de dezembro, no Instituto Cardiológico de Campinas (ICC).
Por meio desse novo método, desenvolvido pela empresa italiana Orthofix, a cirurgia é mais rápida e o paciente fica sujeito a um tempo muito inferior de internação. São feitos apenas três pequenos cortes na perna do paciente, por onde é colocada a haste intramedular expansível, conhecida como ISKD. Este equipamento é então programado para expandir 1mm por dia, num total de até 8 cm, de acordo com a necessidade do paciente.
´Como o alongamento é lento e controlado, o paciente não sofre traumas e não tem de usar aparelhos externos´, comenta Everson Giriboni, responsável pelo procedimento. ´Por meio de um computador de mão, podemos também verificar o quanto a haste está expandindo e saber exatamente o momento em que ela completa o processo´, explica.
A técnica permite o alongamento ósseo de pessoas que sofreram traumas em acidentes ou mesmo para quem quer aumentar sua estatura por questão estética. ´Temos muitas cirurgias marcadas e a tendência é de que este procedimento substitua os demais em pouco tempo´, conclui o médico ortopedista.
(Redação - InvestNews)
