Ganhos do euro antes da reunião do BCE; estímulo Biden pesa dólar

.

Por Jornal do Brasil, redacao@jb.com.br

.

O euro subiu antes da reunião do Banco Central Europeu, nesta quinta-feira, com o dólar caindo em relação aos principais pares, já que os planos para um pacote de estímulo maciço dos EUA alimentou o otimismo do mercado e minou a demanda por moedas portos-seguros.

Os mercados de ações atingiram níveis recordes em Wall Street e na Ásia após a posse de Joe Biden, em meio à esperança de que o 46º presidente dos Estados Unidos garantisse um pacote de US $ 1,9 trilhão para sustentar a economia contra a covid-19.

O índice do dólar caiu 0,2% para 90,240, pelo terceiro dia, depois de tocar uma alta de quase um mês de 90,956 na segunda-feira.

O euro ganhou 0,2%, revertendo uma queda semelhante da sessão anterior, para US $ 1,2134 cerca de quatro horas antes do anúncio de política do BCE, às 12h45 GMT.

“Não esperamos muitos fogos de artifício da reunião do Banco Central Europeu”, disseram os estrategistas do ING, prevendo “um dia bastante tranquilo para o euro”.

Muitos analistas esperam que o dólar continue sua tendência de baixa, que o viu perder quase 7% em 2020 em meio à política monetária ultrafrouxa dos EUA e às esperanças de uma recuperação global pós-pandêmica.

“Embora a idiossincrática história do euro continue sem graça (a zona do euro não vai superar a economia dos EUA este ano e qualquer normalização da política do BCE é uma história muito distante), esperamos que a dinâmica de baixa do dólar domine”, disseram os estrategistas do ING.

O dólar também perdeu 0,1% a 103,505 ienes na quinta-feira, após cair para uma baixa de duas semanas de 103,33.

O Banco do Japão manteve a política monetária inalterada na quinta-feira, enquanto revisava sua previsão econômica para o próximo ano fiscal.

O banco central da Noruega deixou sua principal taxa de juros em um recorde de zero por cento na quinta-feira, como esperado, e disse que a economia está se desenvolvendo amplamente conforme o previsto.

O Norges Bank disse que planeja aumentar as taxas no início do próximo ano, conforme a economia se recupera da pandemia do coronavírus, o que pode torná-lo o primeiro entre os bancos centrais do G10 a aumentar o custo dos empréstimos.

O dólar australiano subiu 0,2% para 77,62 centavos de dólar, somando-se a uma alta de 0,7% na sessão anterior. A Austrália ostentou outro aumento sólido no emprego em dezembro, mostraram dados divulgados na quinta-feira.

A moeda americana caiu em relação ao dólar canadense, caindo 0,13% para C $ 1,2618, depois que o Banco do Canadá optou por não cortar as taxas de juros.

O Banco Central europeu disse na quarta-feira que a chegada de uma vacina COVID-19 e uma demanda externa mais forte estão iluminando as perspectivas econômicas no médio prazo, optando por manter sua principal taxa de juros overnight em 0,25%.