Pag. 28 - Marca apostou em modelos esportivos
Em meados da década de 1960, a Mercury adotou um design influenciado pela Lincoln e equipou seus carros com os melhores motores da Ford. Para reforçar a imagem de produzir carros com grande desempenho junto ao público americano a montadora levou para os salões dos Estados Unidos modelos que traduziam esta proposta, caso do Cyclone e Cougar Eliminator.
Quando Cougar começou a virar um modelo com luxuosas aspirações, a Mercury se voltou para a filial alemã da Ford a fim de atrair compradores mais jovens com o cupê esportivo Capri que apresentava bom volume de vendas na década de 1970. A marca tentou manter a linha esportiva: para isso o Capri ganhou um design baseado no Mustang e, depois, para um compacto conversível produzido na Austrália, com motor Mazda. Em 2003, a Mercury resgatou o nome Marauder para um Grand Marquis turbinado, pena que em dois anos tenha vendido somente 11 mil unidades.
Embora a Mercury seja uma pequena parte da cena geral dos carros colecionáveis, tem algumas vantagens, segundo John Kraman da Mecum Auctions. .
– O veículo é difícil de encontrar, mas, ao mesmo tempo, um carro de nível mais alto como um Mercury pode dar mais satisfação do que os Chevys e os Ford colecionáveis de preço mais elevado, porque foi um carro melhor – disse.
Para quem gosta de colecionar carros antigos, Kraman su gere uma lista dos cinco melhores Mercury: Sportsman conversível 1946(US$ 238 mil): Caminhonetes de madeira anos 1946-51 (US$ 118 mil); Cupês e conversíveis anos 1949-51 (US$ 85 mil); Todos os outros conversíveis da década de 50.
Cyclone No final da década de 1960 e início de 1970 modelos de desempenho como Cyclone, US$ 30 mil, e Cougar Eliminator anos 69-70, US$ 70 mil.
também merecem atenção.
– O modelo 49-51 tem um apelo cult, e muitos que são atraídos por ele não estavam nem vivos quando aqueles carros eram novos – disse Kraman. – É um carro que transcende gerações.
Este modelo também é raro exemplo de um valor agregado de um carro customizado.
– Um customizado de alto nível e qualidade, especialmente se feito naquela era, pode ser um carro com valor de seis dígitos, enquanto um modelo stock ou de alta qualidade restaurado deve ser um carro de US$ 50 mil – disse Kraman.
