Solstício do Som abre inscrições para edição de inverno 2017

Evento teve mais de 150 bandas inscritas na última edição

Por

As inscrições para o Solstício do Som 14 – edição de inverno 2017 começam no dia 1º de fevereiro e vão até 29 de março. O festival, que acontece na cidade de Petrópolis (RJ), é um dos mais importantes de música independente da região. A última edição rolou em dezembro do ano passado na Cervejaria Bohemia/Praça da Liberdade. As bandas, grupos, músicos em geral interessados devem acessar a página 

O solstício é um fenômeno astronômico quando, em dada época do ano, o Sol incide com maior intensidade em um dos dois hemisférios. Acontece duas vezes ao ano: em junho, que no Brasil marca a chegada do inverno, e em dezembro, registrando o verão no hemisfério sul. Temos então em junho, durante o solstício, a noite mais longa do ano, e em dezembro, o dia mais longo. Os solstícios são datas de extrema importância para algumas culturas, como a chinesa, por exemplo, que celebra o Dong Zhi, marcando o fim da colheita e mais um ano que se passa.

  Desde 2010 os solstícios são também momentos muito marcantes na história e na cultura de Petrópolis. Do velho ao novo mundo, inspirado na parisiense Fête de la Musique, que busca estimular artistas, amadores e profissionais, a se apresentar nas ruas durante o Solstício de Verão no Hemisfério Norte, surgiu a ideia de organizar espaço semelhante inicialmente para talentos petropolitanos para depois abranger toda a cena independente nacional. Assim nasceu, em dezembro de 2010, o Solstício do Som. O evento é realizado duas vezes ao ano, nos períodos do Solstício de Verão e de Inverno. Começando de forma modesta, com uma ideia mais itinerante, as duas primeiras edições, centradas na Praça da Inconfidência, em frente à Igreja do Rosário, reuniram algumas figuras recorrentes da cena cultural da cidade, mas já levaram muita gente para a rua. Foi então a partir da terceira edição que começou a ganhar proporções de festival, resultado da grande procura de artistas interessados em participar. Em 2015, as edições de 2014 do Solstício do Som – inverno e verão – foram vencedoras do prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura na categoria Produção Cultural.

Por trás dessa atividade que enriquece o panorama cultural da cidade de Petrópolis, o esforço vem da colaboração, muitas vezes voluntária, de artistas, técnicos de som e luz e do público simpatizante.