Orquestra de jazz na Lapa traz Jean-Pierre Zannela

Rio Art Orquestra faz apresentações nos dias 20 e 21 de janeiro de 2017 no TribOz

Por

Alguns dos melhores músicos em atuação no Brasil formam uma orquestra experimental em busca de novas sonoridades com base na interação entre o jazz, a música clássica e a música afro-brasileira. Como convidado especial entra o saxofonista, compositor e arranjador Jean-Pierre Zanella, requisitado na cena musical de Quebec, Canadá (seu país de origem), trabalhando com nomes como Frank Sinatra Jr., Red Mitchell e Gino Vanelli. 

Com esse time, a Rio Art Orquestra (RAO) apresenta-se nos dias 20 e 21 de janeiro de 2017, sexta e sábado, no Rio de Janeiro. As apresentações acontecem no TribOz, tradicional centro de jazz na Lapa, berço da orquestra comandada pelo maestro australiano Mike Ryan, também diretor e fundador da instituição. Os espetáculos têm início às 21h, com entrada a R$ 50.

A RAO é uma experiência musical multicultural criada pelo brasilianista e pesquisador Mike Ryan, PhD em Etnomusicologia pela Universidade de Sydney, que vive há 42 anos no Brasil. A orquestra reúne 11 músicos de países, formações e caminhos contrastantes, do erudito ao free jazz, da Austrália ao Brasil, passando pela Bulgária, França, Canadá e EUA, sendo três integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira, e um da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A orquestra incorpora derivações de SALF (Samba, AfroLatino e Funk), música de câmara, samba-jazz, bossa, third stream, world music e cool jazz. “O desafio é combinar conceitos do SALF e estruturas musicais não lineares, no limite ambíguo entre o sublime e o ridículo”, explica Ryan. O talentoso time de instrumentistas dá vida às composições do maestro e idealizador, como 'A Beleza da Vida!', 'A Good Place to Be' e 'Where For Art Thou?', sempre com muita improvisação, uma das características da orquestra. O resultado são composições, instrumentação e sonoridade únicas e ainda sem classificação, destacando o som marcante do primeiro convidado internacional da RAO, o virtuoso do jazz Jean-Pierre Zanella, no saxofones alto e soprano.

Rio Art Orquestra Músicos: Regência - Mike Ryan (Austrália); Piano - Cliff Korman (EUA); Flauta - Peter O'Neill (EUA); Voz - Beth Dau (Brasil); Clarinete, clarone, flauta em sol - Levi Chaves (Brasil); Violino 1 - Nikolay Sapoundjiev (Bulgária) - Orquestra Sinfônica Brasileira; Violino 2 - Willian Isaac (Brasil) Orquestra Sinfônica Brasileira; Viola - Bernardo Fantini - (Brasil) - Orquestra Sinfônica Brasileira; Violoncelo Daniel Silva (Brasil) - Orquestra Sinfônica Nacional da UFF; Baixo acústico - Tony Botelho (Brasil) - Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Percussão - Yann Tama (França). Convidado especial: Jean-Pierre Zanella (Canadá) – saxofones alto e soprano.

Serviço: Rio Art Orquestra convida Jean-Pierre Zanella

Data: 20 e 21 de janeiro, sexta e sábado, às 21h

Local: TribOz - Centro Cultural Brasil-Austrália - Rua Conde de Lages, 19 – Lapa

Ingresso: R$ 50

Mais informações: (21) 2210 0366 / 99291 5942 ou www.triboz-rio.com