Cia dos Comuns reedita o festival Olonadé

Por

Quando surgiu, em 2001, a Cia dos Comuns – grupo teatral carioca formado por atores e atrizes negros – teve como propósito a criação e o fomento de narrativas artísticas que tivessem o negro como protagonista – da cena e dos temas retratados. 

Ao mesmo tempo, buscava estimular o desenvolvimento de uma dramaturgia afro-brasileira e a formação teórica e intelectual de artistas, técnicos, pesquisadores e público interessado na difusão e valorização da cultura afro. Um trabalho que produziu importantes montagens teatrais, como o espetáculo Candaces – a reconstrução do fogo e a mostra de artística Olonadé – a cena negra brasileira, que teve sua primeira edição em 2007.

Retomando suas atividades no Rio de Janeiro em 2016, a Cia dos Comuns reedita o Festival Olonadé e celebra os 70 anos de trajetória profissional de Ruth de Souza conferindo à grande atriz uma homenagem especial na IV edição do festival Olonadé – A cena negra brasileira, que acontecerá no período de 09 a 14 de agosto e será composto de apresentações de teatro e dança (no Teatro Cacilda Becker); oficinas e mesas de debates (no Terreiro Contemporâneo) totalmente gratuitas.

No Teatro Cacilda Becker, o público poderá conferir as atrações:

9 de agosto, às 19h: Signos - (Dança) - Cia Rubens Barbot - Teatro de Dança – RJ;

10 de agosto, às 19h: Pele - (Dança) - Clanm – Cia. Laboratório de Arte Negra em Movimento – RJ;

11 de agosto, às 19h: Cartas à Madame Satã ou me desespero sem notícias - (Teatro) - Sidney Santiago - Cia Os Crespos - SP;

11 de agosto, às 20h: Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas – (Teatro) - Lucélia Sérgio - Cia Os Crespos – SP;

12 de agosto, às 19h: Meia noite - (Dança) - com Orun Santana – PE;

12 de agosto, às 20h: Vaga carne - (Teatro) - Grace Passô – MG;

13 de agosto, às 19h: Mercedes - (Teatro-Dança)  Grupo Emú e Alquimia Cultural – RJ;

14 de agosto, às 19h: A viagem dos Eborás - (Dança) - Grupo Makala Musica e Dança – RJ.

As oficinas, voltadas para pessoas com práticas artísticas no campo da arte negra, visam a formação de novos profissionais, numa perspectiva integradora da teoria e da prática. Serão realizadas no Terreiro Contemporâneo (Centro / RJ) e dentre as atividades, estão oficinas de Interpretação, com os diretores Ângelo Flávio, Grace Passô e Jessé Oliveira; Capoeira, com o ator e professor Duda Fonseca; Dança afro, com atriz e bailarina Valéria Monã e Danças Populares, com atriz e bailarina Gabriela Luiz.

Segundo Hilton Cobra, fundador e diretor da Cia dos Comuns, a quarta edição do Olonadé foi idealizada com objetivo de refletir sobre a performance e a estética negra no âmbito das artes cênicas. “Também pretendemos, com o Olonadé, intensificar o intercâmbio, contribuir para a formação profissional e de plateia e, sobretudo, divulgar e difundir a nossa produção cênica. Teremos uma programação diversificada, onde mostraremos ao público nacional e estrangeiro, durante a Olimpíada, o que há de mais rico nas artes cênicas negras brasileiras” explica Cobra.

Homenagear a Dona Ruth de Souza é uma forma de agradecê-la pelo talento e vocação que demonstrou durante décadas na arte de representar. Cuido com muito carinho e zelo do privilégio de ser colega de Dona Ruth nesse oficio que escolhi que é o de ser artista.

Serviço: 'IV Olonadé – A cena negra brasileira': mostra artística de dança e teatro negros

Espetáculos de dança e teatro

Data: 9 a 14 de agosto (terça a sábado)

Local: Teatro Cacilda Becker - Rua do Catete, 338 - Catete, Rio de Janeiro

Entrada franca

Mais informações: 2265-9933

Papo Estético (vagas limitadas)

Data: 10 e 11 de agosto, das 9h às 12h

Local: Terreiro Contemporâneo. Rua Carlos de Carvalho, 53, Cruz Vermelha, Centro

10/08 das 9h às 12h – Papo Estético Teatro. Com Sidney Santiago, Grace Passô, Angelo Flávio, Lucélia Sérgio, Cristiane Sobral, Jesssé Oliveira e Gustavo Mello

11/08 das 9h às 12h – Papo Estético Dança. Com Rubens Barbot, Orun Santana, Agatha Oliveira, Fabio Batista, Betho Pacheco, Duda Fonseca, Gabriela Luiz, Valéria Monã