Teatro musical em foco no Rio de Janeiro

Quarta edição do 'Seminário Carioca de Teatro Musical' acontece de 28 a 30 de julho

Por

Em sua quarta edição, o Seminário Carioca de Teatro Musical (SCTM) consolida-se como plataforma de discussão, reflexão e fomento ao gênero no país. Concebido por Reiner Tenente e organizado pelo Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM), o evento reflete em 2016 o seu amadurecimento e crescimento, contando com maior alcance e autonomia.

Nesta edição, serão três dias intensos de programação variada no Theatro Net Rio (Copacabana) e na sede do CEFTEM (Botafogo), incluindo palestras, workshops e apresentações de cenas de espetáculos, performances e work in progress de produção em andamento no país, tudo gratuito.

“Nos últimos anos o teatro musical vem se destacando no país com diversas produções em andamento. 

Eventos, como esse seminário, são importantes para discutir e pensar o teatro musical no Brasil. Ele é uma oportunidade de debater o crescimento do mercado e o amadurecimento do gênero apoiado em profissionais experientes”, declara João Fonseca, diretor de 'Cazuza, o musical', 'O grande circo místico', 'Rock in Rio – o musical' e 'Tim Maia – Vale Tudo', entre muitos outros.

É, de fato, notório o crescimento do teatro musical brasileiro, como analisa o diretor. Hoje, o Brasil está entre os maiores mercados no mundo para produções deste gênero, um setor em constante crescimento, com dezenas de espetáculos em cartaz e produção ininterrupta de novos, movimentando bilhões de reais e empregando milhares de pessoas por ano. 

A programação desta quarta edição ainda está em fechamento. Entre os convidados que já passaram pelo Seminário, estão nomes como João Fonseca, Charles Möeller (diretor de musicais como 'A Noviça Rebelde', 'Hair', 'O Despertar da Primavera'), Aniela Jordan (sócia diretora da Aventura Entretenimento, uma das maiores produtoras brasileiras do gênero), Tiago Abravanel (ator que deu vida a Tim Maia em 'Vale tudo – o musical', dentre outros trabalhos), Laila Garin (estrela de 'Elis, a musical', 'O beijo no asfalto' e 'Gota d´água a seco'), entre muitos outros.

A lista dos convidados deste ano incluirá diretores, atores, produtores, professores e pesquisadores da área. O VI SCTM se propõe a discutir o teatro musical partindo de uma análise do cenário atual de produção de musicais no Brasil, sob as óticas dos fazedores, consumidores e demais agentes, então correlacionando essa realidade às especificidades da construção histórica do gênero em nosso país e às referências dos mercados e criações estrangeiros. Dessa forma é montada a programação das mesas e são convidados os palestrantes, objetivando uma ampliação do olhar e discussões pautadas em como devem se posicionar artistas e técnicos para o amadurecimento do gênero.

“Acreditamos que a produção de conhecimento, a troca de experiências e o compartilhamento de informações, práticas e vivências profissionais são o caminho para a construção de um setor estruturado e forte, com agentes integrados em uma mesma dinâmica produtiva, profissional e colaborativa”, analisa Ciro Sales, ator, produtor desta 4ª edição do Seminário.

O evento é destinado a um público amplo, interessado em teatro musical. A programação terá uma diversificada oferta de atividades, e nesse amplo leque, estarão contemplados artistas fazedores de teatro musical, criadores e diretores, técnicos das mais diversas especialidades, produtores e assistentes de produção, gestores culturais e administradores de projetos, teatros e casas de espetáculos, comunicadores de rádio, tv, imprensa e web, juristas da área de propriedade intelectual, consultores, pesquisadores, entre outros profissionais da cadeia produtiva do teatro musical, interessados em trocar experiências, reciclar conhecimentos e fomentar proposições sobre práticas colaborativas.

Por seu caráter formativo, o seminário também é pensado para um grande público de estudantes de artes cênicas e de práticas e técnicas do espetáculo. Também, por oferecer mostra de trechos de espetáculos, atrai um público geral que tem no teatro musical um interesse e não uma atividade profissional.

Confira a programação: https://www.theatronetrio.com.br 

Compreensão da cadeia produtiva do teatro musical

O Seminário Carioca de Teatro Musical (SCTM) tem, desde a sua primeira edição em 2013 o objetivo principal de fomentar o desenvolvimento do teatro musical no país, ao estimular os diferentes agentes da cadeia produtiva do gênero – artistas, diretores, demais criadores, produtores, técnicos, consultores, pesquisadores, jornalistas, estudantes e público interessado – à reflexão, à troca de conhecimentos, ao empreendedorismo e à organização em redes colaborativas. Essa segue sendo a principal missão do evento.

Desenvolvimento de redes colaborativas

A estruturação de redes colaborativas e a provocação do pensamento em rede é meta para esta quarta edição do SCTM. Serão criadas redes de colaboração entre agentes dos setores produtivos da cadeia do teatro musical, para trocas de informações e experiências. Redes perenes e pensadas para dialogar com o mercado: grupos fechados em redes socais com moderação compartilhada, newslettwers focadas autogeridas em colaboração, dentre outros.

Realização de ações formativas

A profissionalização e formação dos artistas e técnicos é uma preocupação dos organizadores do evento, e por isso estarão atreladas à programação atividades formativas e de reciclagem profissional, como oficinas e workshops. Além disso, acompanhará a programação do Seminário a divulgação de cursos e escolas de formação em teatro musical, no Rio de Janeiro e em São Paulo e também no resto do país, posto que o objetivo é tornar esta iniciativa um espaço de referência nacional sobre o tema.

Estímulo à produção de conhecimento acadêmico

Devido à recente expansão e profissionalização, o mercado de teatro musical carece de produção de conhecimento e reflexão. Esse é outro foco de atenção da quarta edição do SCTM: o estímulo à produção de conhecimento reflexivo ou formativo, através do incentivo à criação de documentos-referência como resultado das mesas e debates, oferta de material de referência para a produção de conteúdo acadêmico a partir das palestras e demais atividades.

A partir dessa quarta edição, também, será criado um espaço de compartilhamento de trabalhos acadêmicos em fase de pesquisa ou em processo de redação por parte de estudantes universitários interessados, em parceria com universidades por todo o país, que estão sendo convidadas a enviarem seus estudantes para o encontro.

Centro de estudos no Rio de Janeiro

O Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical do Rio de Janeiro (CEFTEM ) é o realizador, pelo quarto ano consecutivo, do Seminário. Criado por Reiner Tenente, o centro é referência na área e, em pouco tempo de existência, já ocupa lugar de destaque na formação de atores para o mercado de teatro musical. Em sua grade de disciplinas, estão interpretação, dança, expressão corporal, canto, sapateado, história do teatro musical e outras, além de cursos sazonais e eventos.

Acessibilidade

O espaço onde serão realizadas as atividades do IV Seminário Carioca de Teatro Musical (e onde foram realizadas as edições anteriores do evento) é dotado de total acessibilidade a pessoas portadoras de necessidades especiais.

Serviço: IV edição do Seminário Carioca de Teatro Musical

Data: 28, 29 e 30 de julho, das 9h às 14h (Credenciamento: 8h30)

Local: Theatro Net Rio (Sala Tereza Rachel) - Rua Siqueira Campos, 143 – Sobreloja – Copacabana, e sede do CEFTEM - Rua das Palmeiras 19, Botafogo

Entrada franca

Mais informações: 21 2147 8060 / 2148 8060 ou www.theatronetrio.com.br