Festival Vale do Café 2016 homenageia os 100 anos do samba

Por

Música da melhor qualidade em fazendas históricas do interior fluminense, na região que ficou conhecida como Vale do Café. É neste cenário charmoso que acontece a 14ª edição do Festival Vale do Café, realizado entre os próximos dias 21 de julho a 3 de agosto. As  cidades  contempladas serão Vassouras, Barra Mansa, Barra do Piraí, Paty do Alferes, Valença, Três Rios, Rio das Flores e Volta Redonda, que terão suas igrejas, casarões, praças e fazendas, abertas ao público, para apresentações e cursos de música, oficinas de gastronomia e shows.

Este ano, o evento faz uma homenagem aos 100 anos do samba e terá como convidados especiais artistas do gênero como Jorge Aragão, Teresa Cristina e Carlinhos de Jesus, em apresentações gratuitas nas cidades da região, e a participação de músicos como Turíbio Santos, Marcos Sacramento, Zé Paulo Becker, Angelica de La Riva, Cristina Braga, Rita Porto e Laila Garin. Outra novidade é a presença do grupo A Cor do Som que promete recordar seus grandes sucessos em um show especial.

No próximo fim de semana, Teresa Cristina marca presença com seu aplaudido show “Teresa Cristina canta Cartola”, em Vassouras (21/7), Rio das Flores (22/7) e Valença (23/7). Já Carlinhos de Jesus apresenta o espetáculo “Samba do Carlinhos”, em Barra do Piraí (22/7) e Três Rios (23/7). No segundo fim de semana do festival, é a vez de Jorge Aragão relembrar seus sucessos e clássicos do samba em Barra Mansa (29/7) e Vassouras (30/7). O grupo “A Cor do Som” se apresenta em Paty do Alferes (29/7) e Volta Redonda (30/7). Todas as apresentações são gratuitas.

Entre os dias 30 de julho a 3 de agosto, também serão realizados cursos de música para crianças e jovens, sob a direção de Turíbio Santos. As aulas serão totalmente gratuitas e beneficiarão, em média, 200 alunos, uma vez que muitos receberão bolsas integrais (com hospedagem e alimentação inclusas) para oficinas de violoncelo, contrabaixo, violino, sax, clarineta, trompete e flauta,  por meio de uma parceria das Secretarias Estaduais de Cultura e Educação.

As cidades participantes do festival também vão receber o projeto inédito de gastronomia, “Espaço Cultura dos Sabores”, no qual chefs embaixadores do SENAC, como Teresa Corção, Danio Braga, Frédéric Monnier, Christophe Lidy e Frédéric de Maeyer promoverão aulas-shows abertas ao público. Nos oito municípios, haverá um ponto de informações turísticas no dia em que o espaço estiver na cidade. 

Outra novidade desta edição é a criação de um circuito de visitação às cachaçarias da região. De sexta-feira a domingo, às 11h, o festival disponibilizará duas vans para o público que quiser conhecê-las. Participarão da programação as cachaçarias Magnífica,  Pilão, Werneck, Vilarejo, Carvalheira e Ribeirão. Além disso, os produtores participantes do circuito terão um espaço de apresentação, degustação e venda de seus produtos nas fazendas onde acontecem os concertos do Festival Vale do Café. Confira a programação em www.festivalvaledocafe.com.br.

Para facilitar o deslocamento do público na região, o Festival Vale do Café também criou um aplicativo para celulares e tablets (IOs e Android) com geolocalização online e offline das fazendas participantes, além de um perfil de cada uma delas e da história da região. A programação completa do festival também poderá ser acessada no aplicativo, integrado às principais redes sociais. 

Vencedor do Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro na categoria Empreendedorismo, o Festival Vale do Café faz parte do calendário de eventos do Estado.  Idealizado por  Cristina  Braga e com direção artística do violonista Turíbio  Santos, o evento já recebeu mais de 920 mil pessoas em suas 13 edições anteriores,  sempre com o objetivo de fortalecer  o  pólo  turístico local, contribuindo com o desenvolvimento econômico do interior do estado do Rio – já que nesta época, estas cidades recebem centenas de turistas nacionais e internacionais.