Trupe do Experimento apresenta 'Maia – a lenda da menina água'

Por

Nada mais relevante do que comemorar dez anos de existência com a estreia de um espetáculo que exalta a importância da vida e a conscientização ambiental. A companhia teatral “Trupe do Experimento” está em cartaz  no Centro Cultural da Justiça Federal a peça infantil Maia – a lenda da menina água, com texto e direção de Marco dos Anjos. O espetáculo que é direcionado para toda família, ficará em cartaz sábados e domingos, às 16h, até o dia 12 de junho.

Maia – a lenda da menina água é um espetáculo repleto de encantos e magia, que conta a história de Maia, uma menina criada em uma família ribeirinha, que tem por sustento a pesca, ofício de seu pai. Como resultado da poluição excessiva dos homens, o rio que beira sua casa não tem mais peixes, o que faz com que seu pai tenha que se afastar cada vez mais para garantir o alimento da família. Em uma noite de lua cheia, o rio seca de forma abrupta e sem explicações. Maia, achando ver a imagem do pai no meio do rio seco, corre em sua direção e quando se dá conta está longe de casa e no meio de uma aventura, junto a personagens do Folclore Nacional,  que são representados pela Iara (rainha das águas), Boto Rosa, a Lua- Jaci, o índio guerreiro que vira pássaro Irapurú,  para trazer as águas do rio de volta.

De forma leve e lúdica, a peça destaca com responsabilidade a importância de cuidar do meio ambiente, não poluir os rios, os efeitos da falta d’água no planeta e potencializa o amor em família. “Temos que mostrar às crianças as causas e os efeitos de quando não cuidamos do meio ambiente. Precisamos conscientizá-los  no sentido de ter o conhecimento, para que elas possam refletir e depois transformar. Esse assunto é  para ser discutido com os pais dentro de casa”, afirma Marco dos Anjos, autor e diretor do espetáculo.  

 O elenco é formado pelos atores Felipe Valle, Nina Kriger , Muriel Vieira, Samuel Paes de Luna,  João Guesser , Stain Canidi, Maria Penna Firme e Thayan Ribeiro, que além de atuar fica responsável pela trilha sonora feita ao vivo e com material reciclado assim como a concepção teatral.  As músicas criadas exclusivamente para o espetáculo têm por fonte de pesquisa os ritmos do folclore Paraense. As máscaras do espetáculo foram confeccionadas pelo elenco sob orientação de Flavia Lopes e Marise Nogueira que há mais de 10 anos exercitam a linguagem das máscaras. 

Serviço:

Maia – A lenda da menina águaRealização: Trupe do Experimento. Texto e direção de Marco dos Anjos.  Local: Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241. Centro. 3261-2550. Sáb e dom. às 16h. R$ 40. Classificação etária 3 anos. 50 min. Temporada de 17 de abril a 12 de junho.