Up Leon leva “A Menina Virou” à Arena Chacrinha, em 5 de junho

Montagem foi feita por artistas residentes do Polo Carioca de Circo    

Por

No domingo, dia 5 de junho, às 19h, a Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha, em Pedra de Guaratiba, vai exibir os seus dotes de picadeiro com a apresentação de “A Menina Virou”, uma recriação do texto clássico de circo-teatro desenvolvida pelo Circo Saltimbanco na Residência de Montagem de Espetáculo, coordenado pela Up Leon. A companhia é um dos quatro Polos Cariocas de Circo, iniciativa da Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Cultura a fim de fomentar a arte circense na cidade.

“A oportunidade de trabalhar com uma companhia jovem de família tradicional circense está sendo uma experiência enriquecedora para a nossa equipe. O desafio em remontar um texto clássico nos ajudou a perceber o quanto o tradicional e o moderno se misturam o tempo todo. Isso sem falar na importância de trazer para os dias de hoje espetáculos que fizeram parte da nossa história”, comenta Olga Dalsenter, diretora da Up Leon.

O espetáculo “A Menina Virou” narra a história de uma uma jovem que vive um romance escondido do pai, dono de um circo que decide fechar as portas e se mudar para a roça. Ela faz um pacto com El Bichon, uma figura diabolicamente infantil e divertida, que remete aos desenhos animados que assistimos na TV desde os anos 70, para contornar o gênio paterno e a crise familiar.

“A ideia era brincar com estereótipos mesmo. A mocinha é bem mocinha, tem anjo, capeta e, claro, aquela lição de moral para fazer a criançada pensar. O texto é anônimo e vem passando de geração em geração. A Ângela Cerícola, do Saltimbanco, me contou tudo o que lembrava e escrevemos e adaptamos, sem perder a essência da trama”, diz o diretor artístico convidado e profissional de circo Gabriel Jacques, parceiro da Up Leon desde 2008.

Ao longo de 1h20, há muita comédia pastelão e sete números, como malabares, tranca e rola-rola, que inserem um mini espetáculo de circo dentro da peça. O elenco é formado por sete artistas da Saltimbanco e a trilha sonora leva a assinatura do experiente produtor e compositor Tibor Fittel, responsável pelas trilhas de peças como "O Duende Rumpelstiltskin", "Pinochio" e "João e Maria".

Serviço

“A Menina Virou” na Arena Chacrinha, serviço

QUANDO: 5 de maio, domingo, às 19h

ONDE: Arena Carioca Abelardo Barbosa - Chacrinha (Rua Soldado Elizeu Hipólito, S/N, em Guaratiba. Informações: (21)  3404-7980)

QUANTO: Grátis