Ônibus intinerante promove oficinas de arte e literatura gratuitas em escolas públicas no RJ
Com lançamento em Itaboraí nesta quarta (27), projeto percorrerá várias cidades fluminenses
Na segunda etapa do projeto '1001 Histórias com Arte', lançado em 2015, várias cidades do Estado do Rio receberão o ônibus itinerante adaptado para sediar oficinas gratuitas de artes, cultura e literatura.
Além da capital, o ônibus transformado em uma grande biblioteca ateliê multimeios passará por Rio, Niterói, São Gonçalo, Macaé, Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras. O lançamento acontece em Itaboraí, na Escola Municipal Maria das Dores Antunes, nos dias 27 e 28 de abril.
“Ao todo, serão oferecidas mais de duzentas oficinas para cerca de nove mil crianças matriculadas no primeiro e segundo anos do ensino fundamental, o dobro do número de beneficiados da primeira etapa”, comemora Carolina Butolo, sócia-fundadora da Spiral Criativa, responsável pelo projeto. Carolina adianta que, em 2017, o '1001 Histórias com Arte', que recebeu menções honrosas de todas as cidades por onde passou, passará a contar com um segundo ônibus, que será adaptado para receber peças de teatro.
Além das atividades nas escolas, nos finais de semana, o ônibus vai participar de eventos planejados pelos municípios e, a partir de parcerias firmadas com ONGs e instituições culturais que atendem às crianças matriculadas no ensino fundamental, vai oferecer oficinas nos finais de semana. Em dezembro, ao final da programação, será lançada uma exposição transmídia que contará tudo o que aconteceu nas oficinas, além de 1000 exemplares de um livro-catálogo com DVD, onde estará uma apresentação bem detalhada das práticas pedagógicas adotadas.
O material será distribuído para escolas e bibliotecas públicas. “Os pontos de partida são sempre temas relacionados com a literatura infantil. Durante as oficinas, as crianças produzem trabalhos utilizando desenho, música, pintura, cinema e teatro, em atividades orientadas por educadores”, explica Carolina.
