'A Visita da Velha Senhora' despede-se do público carioca

Depois de 10 meses em cartaz, espetáculo encerra temporada dia 31 de outubro

Por

O CCPJ, centro cultural do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, apresenta a temporada do espetáculo 'A Visita da Velha Senhora', do suíço Friedrich Dürrenmatt.  Sucesso de público e de crítica, a peça em cartaz desde janeiro deste ano, se despede do público carioca no próximo dia 31 de outubro.

A direção é assinada por Sílvia Monte e encabeçando o elenco formado por doze atores estão Maria Adélia e Marcos Ácher. A montagem marca a décima quarta edição do 'Teatro na Justiça', programa de arte cênicas desenvolvido no âmbito cultural do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro há quinze anos. O espetáculo estreou em 29 de janeiro deste ano e realizou até 29 de julho generosa e concorrida temporada de seis meses. Em agosto, devido ao sucesso alcançado o Tribunal de Justiça do Rio  prorrogou a temporada até outubro. 

Na semana de encerramento da temporada, haverá um debate com Bruce Gomlesvsky (diretor teatral; tema: A contemporaneidade dos clássicos). O encontro é nesta quinta-feira dia 29 de outubro. A ideia é discutir temas relevantes ao espetáculo e caros à construção de uma sociedade mais sensível e fraterna, tais como: justiça e teatro; corrupção; justiça x justiçamento; traição, dor e morte; a contemporaneidade dos clássicos. 

Obra-prima da dramaturgia mundial e mola mestra da carreira do autor suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990), 'A Visita da Velha Senhora' foi escrita em 1955 e estreou em janeiro de 1956 no Teatro Schauspielhaus de Zurique. Desde então, a peça nunca mais deixou de ser encenada no mundo inteiro. No Brasil, o texto foi montado pela primeira vez em 1962, com Cacilda Becker e Sergio Cardoso nos papeis protagonistas e direção de Walmor Chagas. Em 2001 a peça ganhou nova montagem brasileira com Tônia Carrero, no papel de Claire Zahanassian, sob direção de Moacyr Góes.

>> Texto é uma história sobre vingança, corrupção, hipocrisia social e falência dos valores humanos

O elenco

A velha senhora retorna aos palcos cariocas interpretada pela atriz Maria Adélia que após 15 anos morando em Paris e tendo trabalhado no 'Théâtre du Soleil', com Ariane Mnouchkine e também na companhia da diretora Irina Brook, faz o seu retorno à cena brasileira. Em referência ao trabalho da atriz, Sílvia Monte diz: “Há personagens que estão nos livros esperando por seus atores e, com certeza, Claire Zahanassian tinha um encontro marcado com Maria Adélia. Aconteceu e eu tive a sorte de promover e dirigir este encontro.” 

Marcos Ácher vive o protagonista  Alfredo Schill, o amante da juventude de Claire. Cria do 'Centro de Construção e Demolição do Espetáculo' (1989-1994), do diretor teatral Aderbal Freire-Filho, Ácher é ator, diretor e professor de teatro.  Seu trabalho em 'A Visita da Velha Senhora' tem sido muito elogiado pela crítica, pela sua sensível e delicada interpretação de Schill.  

Completam o elenco protagonista: Rogério Freitas (O Prefeito), Eduardo Rieche (O Professor), Paulo Japyassu (O Pároco). Antonio Alves, Carla Guindacci, Anita Terrana, Renato Peres, André Frazzi, Pedro Lamin e Pedro Messina se revezam em diversos papeis.  

Ficha Artística e Técnica

Texto: Friedrich Dürrenmatt 

Tradução: Mário da Silva 

Direção: Sílvia Monte

Direção e Trilha Musical: Marcelo Coutinho 

Elenco: Maria Adélia, Marcos Ácher, Rogério Freitas, Eduardo Rieche, Paulo Japyassú, Antônio Alves, 

Carla Guidacci, Renato Peres, André Frazzi, Anita Terrana, Pedro Lamin e Pedro Messina

Cenário: José Dias 

Figurino: Pedro Sayad / Iluminação: Elisa Tandeta 

Direção de Produção: Renata Blasi e Ana Paula Abreu

Produção: Diálogo da Arte Produções Culturais

Serviço: 'A Visita da Velha Senhora'

Temporada: até 31 de outubro, de quinta a sábado, às 19h, 

Local: Sala Multiuso (CCPJ-Rio) - Rua Dom Manuel, 29, Centro

Classificação etária: 14 anos

Entrada franca, com distribuição de senhas, às 18h30

Mais informações: (21) 3133-3366 / 3133-3368