Festival de jazz & blues chega a Mangaratiba na semana que vem 

Por

De 23 a 25 de outubro, o Mangaratiba Jazz & Blues trará à Costa Verde shows de grandes artistas de jazz e blues, nacionais e internacionais, com entrada franca na Praia de Muriqui. Dentre as atrações do festival estão o sexteto do americano Delfeayo Marsalis, o saxofonista Leo Gandelman, a banda Big Time Orchestra, o americano José James, o guitarrista angolano Nuno Mindelis, o saxofonista Gary Brown, o blues man Marcos Ottaviano, a cantora Topsy Chapman & Solid Harmony e o Blues Etílicos.

Realizado pelo Bourbon Street Music Club, com apoio da Prefeitura de Mangaratiba e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o festival leva a chancela da famosa casa em São Paulo, Bourbon Street, reconhecida por trazer grandes nomes do jazz e blues mundial e os maiores nomes da música brasileira.

O Mangaratiba Jazz & Blues integra o circuito de festivais produzidos pelo Bourbon Street Music Club, como o Bourbon Festival Paraty, que teve a sua 7ª edição em maio de 2015, e o Bourbon Street Fest, que teve a sua 13ª edição em São Paulo, em agosto de 2015.

A abertura do festival será feita por um dos maiores representantes da música de New Orleans, cidade-berço do jazz, e integrante da tradicional família Marsalis. O trombonista Delfeayo Marsalis e seu Sexteto trazem o requinte e a performance do jazz tradicional e pitadas de modernismo, além da participação da cantora Sharon Martin.

Após o jazz, é a vez do nome do saxofone no Brasil, Léo Gandelman, que traz a potência do sax e a bagagem de quem já tocou nos maiores festivais de jazz ao redor do planeta. Encerrando a noite de sexta vem a Big Time Orchestra, que apresenta o melhor do soul e swing jazz dos anos 40, 50 e 60.

Quem abre a noite de sábado, por sua vez, é José James, o mais novo nome do jazz moderno americano. Com influências de hip hop e soul, James passeia com naturalidade por várias facetas da música negra americana. Na sequência é a vez do angolano Nuno Mindelis, hoje entre os dez mais importantes guitarristas de blues do mundo. Neste show, apresenta seu mais recente trabalho, “Angels & Clowns”.

O saxofonista Gary Brown, legítimo representante da nata musical de New Orleans, apresenta um show recheado de clássicos e pérolas do blues, R&B e soul music e encerra a noite de sábado.

No domingo, abrindo os trabalhos, Marcos Ottaviano sobe ao palco com um show instrumental bluesy e recebe a participação do manoblues: Vasco Faé. Em seguida, entra a cantora Topsy Chapman & Solid Harmony, outra lenda viva da música de New Orleans, que traz o jazz vocal e o swing jazz dos anos 40 e 50.

Fechando o evento, é a vez do blues com a banda mais representativa do cenário nacional, Blues Etílicos. Com mais de 30 anos de estrada, eles trazem o fôlego e a energia dos incansáveis blueseiros

Além do palco principal, o tradicional coreto da cidade completa a programação do final de semana recebendo pocket shows durante as tardes. Lá, se apresentam o homem-banda Vasco Faé, com o melhor do blues-rock e, representando a ala feminina, o jazz de Nina Novoselecki, com seu inseparável saxofone.