'Arte com Ziriguidum' chega ao Largo do Machado

Por

A AMAL – Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras e Cosme Velho e Lanoz Premium Events com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Anjos da Visão e Ação Social, promovem nos dias 16,17,18 e 23, 24 e 25 de outubro (sexta, sábado e domingo), das 11 às 21hs, na Praça do Largo do Machado, Catete - RJ, a 1ª edição do “Arte com Ziriguidum” em homenagem ao mês das crianças.

A abertura oficial está confirmada para o dia 16 de outubro, sexta-feira, às 18h, no Centro Cultural Casas Casadas, na Rua Leite Leal, 45 – espaço anexo, Laranjeiras, que também conta com uma programação especial do dia 16 a 25 de outubro. 

 O projeto é uma reunião artística e cultural com a participação de 40 expositores diversificados, artesãos, e artistas plásticos, que valorizam a identidade cultural brasileira trazendo inovação e foco nas novas tendências do mundo moderno e contemporâneo com seus produtos e artesanatos.

No palco muitas atrações e surpresas para o público de todas as idades, especialmente as crianças. Dois fins de semana de tirar o fôlego da criançada. A Dupla de “Palhaços Seboso e Tico Sebosinho” - Pai e filho na arte de fazer rir inauguram as atividades do projeto na sexta-feira, 16/10, às 12h. Às 15h entra em cena o espetáculo infantil “Sorrio Maravilha” comandado pela Cia. Teatral As Lucianas.

Contadores de histórias, mágico,  performances, gastronomia, tudo junto e misturado na mesma sintonia. E ainda o Projeto Cozinha Brasil, que trata de propostas de alimentação saudável, promovido pela CONSEA RIO/Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Estado do Rio de Janeiro, através da cozinha móvel que será estruturada com o apoio da Firjan.

No início da tarde sempre shows de MPB e música instrumental. Alguns novos talentos e outros já reconhecidos pelo público. Na sexta, às 16 horas, quem inaugura o palco do Ziriguidum é pianista Glaucia Leite acompanhada da Flautista Sonia Maria, ambas deficientes visuais do Grupo Anjo de Visão. Às 18 horas é a vez do Grupo de chorinho da Escola Vila Lobos “Chorando Baixinho” comandado Prof. Genivaldo Carvalho. Quem encerra as atrações da sexta é a cantora Nádia Godoy e o saxofonista Ricardo Haudribk, às 20h.

No sábado tem dobradinha da Cia Teatral “As Lucianas”. Ás 12 horas o espetáculo infantil “Cantarolando Luiz Gonzaga” e às 15h, o espetáculo “Essas Mulheres”.

Quem abre os shows na parte da tarde é o músico e compositor Daniel Dhemes e sua banda. Na sequência quem sobe ao palco é a cantora Nádia Godoy e do saxofonista Ricardo Haudribk, às 17h. Mostrando sua indignação o rapper Marcelo Saú enfrenta a desigualdade social e mostrando suas composições, às 19h. Encerrando as atrações musicais do sábado, às 20h é a vez do Clube da Bossa Jazz com Alceu Nobre, Guitarra, Tomaz Lemos, Guitarra e Luiz Manuel Guimarães, Gaita cromática.

No domingo, para alegria da criançada o Mágico Renner entra em cena às 12h com Stand Up Magic e Humor. Às 15h é a última chance de assistir o espetáculo “Essas Mulheres” da Cia Teatral “As Lucianas”. Esquentando os tamborins das 16 às 19h o cantor e compositor Edinho do Samba e banda comandam a roda do Ziriguidum.

Encerrando as atividades do primeiro final de semana o show da Instrumentista, cantora e compositora carioca Dayse do Banjo e Banda.

Em sua 1ª edição, o Arte com Ziriguidum tem um perfil multimídia e conta com a participação de 40 expositores, que mostrarão ao público presente desde artesanato até roupas, acessórios, objetos de decoração, livros, produto naturais, estética, gastronomia, perfumaria, joias, reciclados e ação social. 

Segundo Célia Zanon, produtora Cultural responsável pela Lanoz Premium Events, organizadora do Projeto junto com a AMAL – Associação dos Moradores e Amigos de Laranjeiras, o objetivo do projeto é potencializar negócios, posicionar marcas, gerar trabalho e renda, lançar tendências e novidades. Além disso, o projeto tem um caráter beneficente e nesta edição os participantes e público presente podem doar 1 quilo de alimento não perecível ou 1 lata de leite em pó, para as 73 crianças carentes, de 2 a 6 anos da Creche Comunitária Santa Clara, que fica na Rua Alice, 308, Laranjeiras, Rio de Janeiro.

Neste ano de comemoração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o Projeto Arte com Ziriguidum pretende estabelecer um novo espaço permanente para a disseminação das artes, cultura e gastronomia de nossa cidade. “A arte precisa se manifestar de todas as maneiras possíveis para que o povo se integre à cultura ao lazer e entretenimento”, diz Célia Zanon uma das organizadoras. “Nosso público alvo são moradores dos bairros e adjacências de Laranjeiras, crianças, jovens e idosos. Escolhemos a Praça do Largo do Machado devido à sua localização especial, por ser bastante movimentada com muitos bares, edifícios, galerias comerciais, metrô e a Igreja Matriz de N.S. da Glória.  Além disso, tem uma grande circulação de moradores e pedestres dos bairros do Catete, Flamengo e Laranjeiras, que poderão participar desta grande exposição promovida no Arte com Ziriguidum na X Edição do Arte em Laranjeiras e Cosme Velho. Acredito que desta forma estaremos todos dinamizando o espaço público com arte, cultura e lazer, durante dois finais de semana, em homenagem ao mês das crianças com opções para todas as idades e todos os gostos” diz Célia.