Cia Circondríacos estreia espetáculo inédito nesta terça (28)

'Insânia' aborda o amor e a vulnerabilidade humana ante a loucura

Por

Qualquer pessoa, por mais centrada, tranquila e controlada que seja, está sujeita em algum momento da vida a romper a tênue linha entre a lucidez e a loucura. A partir dessa premissa o Grupo Circondríacos estreia seu segundo espetáculo original, 'Insânia', nesta terça-feira (28), na Arena Carioca Dicró, na Penha.

Com direção de Jaime Rodrigues e roteiro de Guilherme Mouro, a montagem faz uso da expressão corporal, da atuação teatral e de recursos circenses, como acrobacias, malabarismo e contorcionismo, para contar adversidades da existência humana.

Representando o Homem, um ser humano “comum”, que é transformado por acontecimentos drásticos, os artistas circenses Bruno Carneiro, Davi Hora e Guilherme Mouro dão vida à personagem que tem os pilares de sua lucidez comprometidos perante a perda de sua companheira Moria, figura dramática interpretada aqui pela artista circense Pati Sousa, a amante, cúmplice e refúgio deste homem.

“Notadamente todos nós estamos sujeitos a sofrer ações injustas, ou viver situações fora de nosso cotidiano. É do senso comum pensar que algo ruim só acontece com os outros, mas a verdade é uma só... somos todos vulneráveis!”, enfatiza Guilherme.

O cenário, assinado por Denise Bernardes, foi desenvolvido a partir de ideias do diretor Jaime Rodrigues e remete ao clima de uma cela de manicômio. Sua estrutura composta por um grande painel de placas brancas serve também de base para projeções de vídeo mapping. O uso dessa tecnologia foi trazida também por Jaime e, associado ao trabalho do designer de luz João Franco, confere cor, textura e vida ao ambiente. A trilha sonora original foi criada por Daniel Gonzaga e é mais uma personagem dentro da narrativa, buscando transmitir, junto com os atores, as sensações e conceitos presentes na trama.

Grupo Circondríacos

O Grupo Circondríacos é uma companhia de circo contemporâneo que nasceu em 2010, no Rio de Janeiro, através da parceria entre artistas formados pela Escola Nacional de Circo/FUNARTE (referência no ensino das artes circenses na América Latina) e profissionais de diferentes áreas artísticas.

A ideologia do grupo é levar para o palco a arte circense a serviço da dramaturgia, explorando o corpo como linguagem e fazendo uso das técnicas circenses de modo a revelar ao público um circo atual, voltado para as questões adultas e com roteiros que despertem a discussão de temas ligados à existência humana. Os mecanismos usados pela Cia oferecem ao publico outras possibilidades artísticas, extrapolando o universo infantil que comumente é associado à arte circense.

Ficha técnica 

Direção: Jaime Rodrigues

Elenco: Bruno Carneiro, Davi Hora, Guilherme Mouro, Pati Sousa

Roteiro: Guilherme Mouro

Direção de Movimento: Paulo Mantuano

Trilha Sonora Original: Daniel Gonzaga

Espacialização sonora: Alexandre Braütigam

Designer de Luz: João Franco

Sonoplastia/Projeções: Plínio Gomes Pedro

Direção de Arte: Denise Bernardes

Designer Gráfico: Diogo Monteiro

Fotógrafo: Renato Mangolin

Cenotécnico:  Dodô Giovaneti/Isaque Souza

Contra regra: Isaque Souza

Figurinos: Macela Domingos

Maquiagem/Adereços: Gal

Ass. de maquiagem e camareira: Claudia Luísa

Coprodução: Circo Crescer e Viver

Realização e produção: Grupo Circondríacos

Assistente de Produção: Celso José

Assistente de direção: Alice Tibery

Serviço: Insânia, da Cia Circondríacos

Datas: 28 (terça) às 20h; e 29 (quarta) e 30 (quinta), às 15h

Local: Arena Carioca Dicró - Parque Ari Barroso, s/nº. Penha

Classificação: 14 anos

Entrada franca

Mais informações: (21) 3486-7643