Artista plástico Luiz Aquila participa do festival de Inverno de Petrópolis com show de cores

Abertura será no dia 18 de julho, no Espaço de ArteMiguel Salles, em Itaipava 

Por

O segundo semestre de 2015 começou a todo vapor para o artista plástico Luiz Aquila. Em cartaz no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, com uma obra em homenagem aos 50 anos de Maria Bethânia; e com uma mostra individual no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, Luiz Aquila inaugura a exposição “Coral de Pintura”, no dia 18 de julho, no Espaço de Arte Miguel Salles, em Itaipava.

A programação faz parte do tradicional Festival de Inverno de Petrópolis, promovido pela Dell’Arte, que este ano realiza a 15ª edição da festa. Durante 10 dias, de 10 a 19 de julho, uma farta programação cultural tomará conta da Região Serrana, com shows, debates, oficinas e apresentações de dança.

Em Itaipava, o Espaço de Arte Miguel Salles exibirá sete grandes pinturas de Luiz Aquila, que estarão expostas suspensas, em forma de semicírculo. Com 210 x 140 cm, as obras como anjos, estarão pairando sobre o acervo de antiguidades do local, que expõe mobiliário antigo, estatuária barroca brasileira, oratórios, peças de bronze e mármore, lustres e, eventualmente, instrumentos musicais e automóveis vintage.

A mostra de Luiz Aquila será aberta ao público no dia 18 de julho, às 21h. Na ocasião, haverá um pocket-show de Mariano Trio, com participação especial da cantora Samanta Dias (cantores e músicos conhecidos pela qualidade inerente à Cidade Imperial, que interpretarão canções que falam de cor e pintura). “As telas começaram a ser realizadas como uma obra aberta para uma instalação no MAM de São Paulo, em 2013. Neste ano de 2015, acrescentei mais pintura sobre as telas e aplicação de outros materiais como papel e borracha”, explica o artista.

Morador de Petrópolis desde 1988, há 27 anos Luiz Aquila aproveita o inverno na região para produzir suas pinturas. “É uma época mais calma, mais luminosa. Concentro toda a minha energia e movimento nos meus trabalhos”, comenta o artista, que entre uma pintura e outra costuma caminhar pelas montanhas e ler ouvindo uma boa música. 

Sobre as delícias da estação, ele indica: “As lindas ruas do Centro Histórico abrigam mansões que podem ser apreciadas através dos gradis que cercam seus jardins. Nas vitrines das confeitarias e padarias, mesmo as mais simples, têm sempre coisinhas maravilhosas para serem provadas.

Quem subir a Serra também deve visitar o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Casa Santos Dumont, com belo exemplo pioneiro de arquitetura funcional, e a Catedral São Pedro de Alcântara, erguida em sóbrio estilo neogótico”, lista Luiz Aquila.

SOBRE O ARTISTA

Nos anos 60, Luiz Aquila iniciou os estudos de pintura, xilogravura, gravura e litografia, passando por cursos de artes plásticas no Rio de Janeiro, Paris, Portugal e Londres. Ao longo da carreira, participou de mais de 200 exposições (individuais e coletivas) no Brasil e no mundo, sendo chamado pelo crítico Frederico Morais de “herói de sua própria pintura”. Lecionou em Portugal, Peru, Brasília e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, onde também foi diretor. Com mais de cinco décadas dedicadas às artes, Aquila é um dos criadores e influência marcante na “Nova Pintura Brasileira” dos anos 80, movimento carioca de revalorização que congregou nomes como Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Daniel Senise. Em 2013, Luiz Aquila completou 50 anos de carreira, com uma retro spectiva no Paço Imperial e com um lançamento de um livro contemplando toda a sua trajetória.

SERVIÇO

Exposição Coral de Pinturas

Abertura para o público: 18 de julho, às 21h.

Período: de 18 de julho a 02 de agosto.

Local: Espaço de Artes Miguel Salles, Estrada União Indústria, 7.555, Itaipava, Petrópolis.

Horário de visitação: de 2ª a sáb., das 10h às 19h. Dom., das 10h às 18h.

Telefones: (24) 2222-0113/ 2222-0374