Fricções Históricas, de Alexandre Mury, chega ao SescGlória com obras inéditas

Por

Num primeiro olhar, Alexandre Mury é Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci; no instante seguinte é o Abaporu, de Tarsila do Amaral. Mas é também A Duquesa Feia de Quentin Massys, o Adão de Michelangelo, o Lúcifer de Franz Von Stuck, a Big Sue de Lucian Freud...  Alexandre Mury transgride. Representa. Provoca. Instiga. Transforma. Questiona. Reinventa. Torna novo o antigo e faz de seu corpo o principal protagonista de sua obra.

Fricções Históricas, mostra do artista que será exibida no SescGlória, em Vitória/ES, de 29 de abril a 12 de julho, conta com um universo de imagens em grandes formatos que mexem com o imaginário dos visitantes. As novas experiências estéticas que Mury utiliza em seus autorretratos são muito mais do que apropriações históricas; desconstroem a memória de obras clássicas e apresentam um outro olhar sobre vários ícones da arte. "O seu trabalho é feito de um duplo ato criativo, no qual em movimentos simultâneos ele desmente o desaparecimento do original no mesmo instante em que lhe faz substituído pela novidade dos elementos que encena", afirma o psicanalista Guilherme Gutman, que assina um dos textos do catálogo da mostra.

A exposição, que esteve em cartaz na Caixa Cultural no Rio de Janeiro, chega a Vitória com trabalhos inéditos, entre os quais El Comedor de Sandías, inspirado na obra do mexicano Rufino Tamayo (1899-1991), e  Aopkhes, de Produção: R&L Produtores Associados

Local: Centro Cultural SESC Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428 Centro, Vitória/ES

Abertura: 28 de abril de 2015 – Para convidados

Período: de 29 de abril a 12 de julho de 2015

Visitação: de terça à sexta-feira, das 09 às 20h / Sábados e domingos das 10 às 19h

Ingressos: Inteira – R$ 5,00 / Meia e Comerciário – R$ 2,00

Classificação etária: 16 anos