Instalação de 'OSGEMEOS' no Museu do Pontal será inaugurada dia 31

Por

Juntar a arte popular brasileira que integra o acervo do Museu Casa do Pontal com a arte contemporânea. Essa é a principal novidade da instalação "OSGEMEOS no Museu do Pontal", que será inaugurada no dia 31 de janeiro. As atividades começam às 15h, com um bate-papo com os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, mediado por Paulo Portela e Angela Mascelani, curadora do museu, sobre "O bunker", criado exclusivamente para ser uma obra permanente do museu, que devido à grande procura, já está com as inscrições encerradas. Logo depois, a partir das 16h, a instalação será inaugurada oficialmente e, para encerrar, o cantor e compositor Siba vai se apresentar a partir das 17h.

A identificação de OSGEMEOS com o museu nasceu do interesse em estudar e homenagear a arte popular brasileira. "Quando o Museu Casa do Pontal nos convidou a fazer uma obra original para seu espaço, sentimos a necessidades de falar um pouco sobre a importância de voltarmos nossa atenção para a cultura popular. Nossa escolha foi trabalhar com um símbolo forte. "O bunker" preserva, guarda, protege e serve como templo para reflexões. A arte engajada desperta e amplia o interesse por muitos assuntos às vezes esquecidos, e que precisam ser discutidos e respeitados", dizem os artistas.

OSGEMEOS são uns dos principais expoentes da arte contemporânea brasileira. Com exposições e obras em diversos países, eles participaram recentemente da Bienal de Vancouver e fizeram a pintura do avião que transportou a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo. O site d'OSGEMEOS é 

Em dezembro, o Museu Casa do Pontal foi escolhido para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, que avalia as candidaturas a Patrimônio Imaterial da Humanidade, título recebido recentemente pela Roda de Capoeira brasileira. Atualmente, o Museu conta com o patrocínio institucional da Vale, da IRB-Brasil Re e da Petrobras e a parceria institucional do IBRAM, do Ministério da Cultura e da UNESCO.